Da estratificação da tabela 4, que fornece o cruzamento da variável tempo de empresa e
cargo, notamos que é relativamente novo o quadro amostrado da empresa, visto que grande parte
deste (54,72%) possui menos de 5 anos de empresa, distribuídos pelas áreas administrativa,
técnica e operacional. Esta responde por 31,32% do percentual total, tendo 16,98% de
empregados com menos de 2 anos de tempo de empresa e 14,34% de empregados com tempo de
empresa entre 2 e 5 anos.
TABELA 4 – Distribuição percentual da amostra por cargo e tempo de empresa.
TEMPO DE EMPRESA (ANOS)
CARGO
MENOS
DE 2
ENTRE 2
E 5
ENTRE 6
E 10
ENTRE 11
E 15
ENTRE 16
E 20
MAIS
DE 20
GERENTE 0,38% 0,75% 0,00% 0,00% 0,00% 0,38%
SUPERVISOR 1,13% 1,51% 1,13% 1,13% 0,38% 0,75%
ADMINISTRATIVO
6,42% 4,15% 2,64% 1,51% 0,75% 0,00%
OPERACIONAL 16,98% 14,34% 5,66% 4,91% 0,38% 3,02%
TÉCNICO 7,17% 5,66% 2,64% 1,13% 0,38% 1,13%
TERCEIRIZADO 4,15% 2,26% 0,75% 0,00% 0,00% 0,00%
ESTAGIÁRIO 6,42% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%
Fonte – Dados da pesquisa.
Da estratificação da tabela 5, que fornece o cruzamento da variável escolaridade e cargo,
notamos que apenas 7,17% da amostra possui nível superior, distribuídos nos cargos de gerente,
supervisor e administrativos. A maioria dos empregados (63,02%) possui o 2º grau completo,
sendo que 37,74% destes pertencem à área operacional. Os empregados com 1º grau incompleto e
completo totalizam 6,04% do percentual total.
TABELA 5 – Distribuição percentual da amostra por escolaridade e tempo de empresa.
ESCOLARIDADE
CARGO
1o Grau
Inc.
1o Grau
Comp.
2o Grau
Inc.
2o Grau
Comp.
Sup.Inc.
Sup.Comp.
Pós
Grad.
GERENTE 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,38% 1,13%
SUPERVISOR 0,38% 0,00% 0,00% 2,26% 2,64% 0,75% 0,00%
ADMINISTRATIVO
0,00% 0,00% 0,00% 4,91% 5,66% 2,64% 2,26%
OPERACIONAL 1,89% 1,13% 1,13% 37,74% 3,40% 0,00% 0,00%
TÉCNICO 0,00% 0,00% 1,13% 11,32% 4,91% 0,75% 0,00%
TERCEIRIZADO 1,51% 1,13% 0,38% 3,77% 0,00% 0,38% 0,00%
ESTAGIÁRIO 0,00% 0,00% 0,00% 3,02% 3,40% 0,00% 0,00%
Fonte – Dados da pesquisa.
Caracterizada a amostra, serão analisados detalhadamente os indicadores Ethos referentes
ao público interno como práticas e políticas a serem adotadas por empresas que se querem
socialmente responsáveis.