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Embora o acoplamento modal entre modos de vibração da pastilha e disco seja descrito
em algumas referências da literatura como responsável por grande parte dos ruídos de freio do
tipo squeal, não foi possível atribuir nenhum dos focos de ruído a esse fenômeno. Isso se deve
principalmente à severa alteração sofrida pelo material de atrito durante o ensaio em
dinamômetro nas freqüências dos modos de vibração e no amortecimento conferido pelo
material de atrito. As tabelas 6.5.1 e 6.5.2 mostram claramente a diferença no comportamento
induzido pelo tipo de material de fundo que as amostras utilizam. Para aquelas equipadas com
materiais de fundo de matriz elastomérica ocorre uma expressiva redução do fator de perda dos
quatro primeiros modos de vibração após o ensaio SAE J2521. Entretanto, a variação das
freqüências naturais dessas amostras fica aquém da registrada para as amostras dotadas de
materiais de fundo de matriz termofixa, que apresentaram um cessível aumento do fator de perda
além de uma grande redução nas freqüências naturais dos modos de vibração estudados. As
figuras de 6.5.1 a 6.5.6 mostram a alteração nas FRFs das pastilhas submetidas ao ensaio e que
foram utilizadas no lado interno (do pistão) do caliper. É bastante provável que essas alterações
tenham ocorrido devido à elevada temperatura a qual as pastilhas são submetidas durante a etapa
de fade do ensaio SAE J2521. Dessa forma, para melhor estudar esse fenômeno, novos ensaios
devem ser realizados sem que essa etapa seja realizada.
Freq. Nat. Diferença Freq. Nat. Diferença Freq. Nat. Diferença Freq. Nat. Diferença
Após 6,76E-02 3,42E-02 3,64E-02 3,42E-02
Antes 1,74E-02 1,74E-02 2,94E-02 1,82E-02
Após 4,10E-02 1,71E-02 2,50E-02 1,56E-02
Antes 1,48E-02 1,31E-02 2,38E-02 1,42E-02
Após 2,08E-02 1,12E-02 2,52E-02 1,14E-02
Antes 1,68E-02 1,75E-02 2,76E-02 1,80E-02
Após 1,70E-02 1,25E-02 2,06E-02 1,54E-02
Antes 2,72E-02 2,90E-02 3,90E-02 3,02E-02
Após 2,54E-02 1,59E-02 6,32E-02 2,10E-02
Antes 3,12E-02 5,32E-02 5,52E-02 4,22E-02
Após 2,70E-02 3,26E-02 3,54E-02 3,30E-02
Antes 2,96E-02 3,86E-02 4,02E-02 4,06E-02
19,2%
4,8%
-9,5%
-89,3%
2º Modo de Torção
74,2%
63,8%
19,1%
-60,4%
-22,8%
-9,6%
49,0%
23,3%
1º Modo de Flexão 2º Modo de Flexão1º Modo de Torção
-56,9%
-131,3%
-234,6%
-18,4%
-101,0%
-23,0%
12,7%
-13,6%
46,8%
8,7%
-57,3%
-95,6%
30.01.150
30.01.406
30.01.802
555.558
555.559
555.560
Tabela 6.5.1 – Variação do fator de perda após o ensaio SAE J2521.
MA-1
MF-A
MF-B
MF-SBR
MF-NBR
MF-EPDM