Anexo 4: CONJUNTOS DE CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS
VERBALIZAÇÕES.
Classe Subclasse Definição Expressões identificadoras
Estilo de Descrever
Explica o
comportamento
Refere a resposta de clicar, relacionando-a a
outros eventos
porque, para, quando
Compara os
filmes
Refere o conteúdo dos dois filmes
antes, agora, enquanto, desta vez,
a mesma coisa
Compara
tentativas
Refere o conteúdo de duas ou mais tentativas
antes, agora, enquanto, desta vez,
a mesma coisa
Descreve
Refere a resposta de clicar ou características do
filme sem relacioná-las
–
Infere
Refere eventos não diretamente observados.
estabelecendo relações entre eles e o
comportamento
eu acho, parece, pode ser
Localização Temporal
Tentativa
presente
Refere como variáveis relevantes eventos
relacionados às tentativas do trecho do filme
tempo verbal, clica, clicando,
Tentativa
presente e
tentativas
anteriores
Refere como variáveis relevantes eventos
relacionados às tentativas do trecho do filme e a
tentativas de trechos anteriores
antes, agora, enquanto, desta vez,
a mesma coisa, tempo verbal
(clicava)
Tentativa
presente e
tentativas do
filme anterior
Refere como variáveis relevantes eventos
relacionados às tentativas do trecho do filme e a
tentativas do filme anterior
antes, agora, enquanto, desta vez,
a mesma coisa, tempo verbal
(clicava)
Controle Predominante
Cor do fundo
de tela
Refere a cor do fundo da tela como relevante azul, verde, laranja, fundo, cor
Instrução
Resposta de clicar é substituída pela instrução instrução, regra, pediu, mandou
Relação
instrução e
resposta
A resposta é atribuída à instrução
seguir, respeitar, obedecer, fazer
de acordo, fazer o contrário
Resposta de
clicar (taxa)
Refere a taxa da resposta de clicar
clicar, apertar, pressionar, cliques,
muito/ pouco, rápido/ devagar,
muitas/ poucas vezes
Conseqüência
Descrição da resposta de clicar é substituída
pela descrição das conseqüências programadas
para a resposta
alteração no "Banco", som de
acerto/ erro, mensagem na tela,
figuras iguais/ diferentes, fim da
tentativa
Relação
resposta e
conseqüência
A resposta de clicar é atribuída às
conseqüências programadas para ela
erra, acerta, ganhou, perdeu, então,
porque, para
Outras
respostas
Refere comportamentos relacionados a outras
respostas que não a de clicar
olhar para o botão, pensar, parecer
ansioso