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RESUMO
Esta pesquisa objetiva apreender o significado da cultura do grafismo corporal da
etnia Asurini do Koatinemo. Tratou-se de identificar, caracterizar e compreender a
prática da pintura corporal desenvolvida pelas mulheres índias Asurini do Koatinemo,
verificando a representatividade dessa prática na manutenção e consolidação da
cultura desse povo. Observou-se o processo de aprendizagem da pintura corporal
desenvolvido pelas mulheres. As questões norteadoras da presente pesquisa foram:
a prática do grafismo corporal desenvolvido pelas mulheres Asurini do Koatinemo
representa a consolidação e o resgate simbólico dessa etnia indígena? O processo
de aprendizagem da pintura corporal, nos dias de hoje, é considerado importante
pelo grupo étnico Asurini como forma de preservação de sua cultura? Quando e
como ocorre a aprendizagem e significado do grafismo corporal entre as mulheres
no grupo? Os processos metodológicos obedeceram ao tipo de pesquisa de Campo,
Participante e Descritiva, com a abordagem Qualitativa por meio de observação.
Foram quinze os sujeitos deste estudo, tendo como critério de escolha as faixas
etárias de oito a doze, de treze a dezessete, de dezoito a trinta e nove, e acima de
quarenta anos de idade. Os sujeitos corresponderam a 35% de um universo de 46
índios. Os resultados da pesquisa mostram que o reconhecimento do significado do
grafismo corporal praticado pelas índias da etnia Asurini do Koatinemo é
compreendido dentro da comunidade indígena apenas pelas mulheres que estão
nas faixas etárias de dezoito a trinta e nove anos e das mulheres que estão com a
idade acima de quarenta anos. As mulheres do grupo demonstram ser responsáveis
pela manutenção de tal prática para a consolidação da cultura do povo. O processo
de aprendizagem da pintura corporal acontece durante toda a infância, adolescência
e fase adulta das mulheres do grupo. A aprendizagem ocorre observação das
mulheres pela mais novas, como filhas e netas, sobre as mais maduras. A pesquisa
serviu para fomentar a prática da pintura corporal dentro da comunidade,
contribuindo para incentivar a preservação e manutenção desta prática como
elemento fundamental da identidade cultura dos Asurini. Constatou-se ainda que o
grafismo corporal do povo Asurini está sendo pouco a pouco praticado também na
pintura de utensílios domésticos, como cerâmicas, e em tecidos, como forma de
divulgação da cultura do povo, trazendo perspectivas para uma fonte de renda e
auto-sustentação para o grupo. Acredita-se que mais estudos relacionados às
culturas dos povos indígenas devam ser incentivados, para dar continuidade a novas
descobertas sobre as diversidades culturais dos povos brasileiros, sobretudo dos
povos indígenas da Região Amazônica.
Palavras–chave: Cultura. Cultura indígena. Grafismo Corporal. Desenvolvimento
Regional. Preservação.