SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................................................ 13
2. O PROBLEMA DA PESQUISA............................................................................................................. 16
2.1. CONTEXTUALIZAÇÃO....................................................................................................................... 16
2.2. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS............................................................................................................ 19
2.3. RELEVÂNCIA DA PESQUISA............................................................................................................ 20
3. TREINAMENTO CORPORATIVO – MAPEAMENTO GERAL DA ÁREA..................................... 24
3.1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 24
3.2. IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO...................................................... 25
3.3. DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS......................................................................................... 27
3.4. RETORNO DE INVESTIMENTOS...................................................................................................... 28
3.5. AVALIAÇÃO DE TREINAMENTOS.................................................................................................. 29
3.6. MAPEAMENTO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO ............................................................... 30
4. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)..................................................................................................... 31
4.1. CARACTERÍSTICAS DA EAD............................................................................................................ 31
4.2. INTERNET E EAD................................................................................................................................ 32
4.3. EAD EM CAPACITAÇÃO CORPORATIVA....................................................................................... 34
4.4. EAD NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO............................................................................................. 37
4.5. ALUNOS EM EAD................................................................................................................................ 41
4.6. MBA A DISTÂNCIA IN COMPANY.................................................................................................... 43
4.7. MAPEAMENTO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO ............................................................. 45
5. METODOLOGIA DA PESQUISA......................................................................................................... 46
5.1. PROCEDIMENTOS............................................................................................................................... 46
5.2. COLETA DE DADOS............................................................................................................................ 48
6. ANÁLISE DOS RESULTADOS............................................................................................................ 52
6.1. PERFIL BIOGRÁFICO DOS ALUNOS RESPONDENTES................................................................ 52
6.2. AVALIAÇÃO GLOBAL DOS CURSOS.............................................................................................. 53
6.3. DISPONIBILIDADE DOS ALUNOS PARA CURSOS DE MBA PRESENCIAIS............................. 55
6.4. AVALIAÇÃO DOS INDICADORES CRÍTICOS................................................................................ 56
7. CONCLUSÃO......................................................................................................................................... 75
7.1. SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS.................................................................................. 79
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................................... 80
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO ALUNOS............................................................................................ 86
APÊNDICE B – ROTEIRO DE ENTREVISTAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO...................................... 90
APÊNDICE C – ROTEIRO DE ENTREVISTA EMPRESA CONTRATANTE........................................ 91