Por isso, observamos, nos folderes analisados, que todos trazem a beleza como
principal recurso para convencer o interlocutor, para argumentar com o interlocutor, sejam
essas belezas, naturais, históricas, ou de conforto. Essas imagens bonitas, atrativas, limpas
aos olhos humanos, dos locais que estão sendo apresentados como disponíveis para a
visita, para o consumo, são muito mais que isso: apresentam-se como um meio para que
essas localidades ou esses serviços se tornem indispensáveis de serem conhecidos.
Podemos dizer, então, que a linguagem não-verbal é um recurso argumentativo
utilizado pelos publicitários, uma vez que ela favorece ainda mais a mensagem,
estimulando e persuadindo o interlocutor. Mas será que essa imagem, no corpus analisado,
vem corroborar para a compreensão das metáforas conceptuais, que, como vimos também
é um recurso argumentativo?
Em alguns casos, a imagem corrobora com a metáfora conceptual, pois quando
vemos as fotografias e lemos as expressões metafóricas logo relacionamos uma a outra.
Porém, em outros casos, e podemos dizer que em sua maioria, a imagem ali exposta não
está relacionada com as expressões metafóricas. Por exemplo, na metáfora conceptual
estrutural LOCALIDADE É ALIMENTO, destacamos duas expressões metafóricas
encontradas em folderes distintos: em uma, observamos a ligação da imagem com a
expressão metafórica, já, na outra, essa relação não se verifica.
Ainda em relação a essa metáfora, temos a expressão metafórica, A Paraíba ainda
tem tempero e sabor de dar água na boca, além de uma hospitalidade de deixar saudade,
encontrada no folder 06, em que não há nenhuma imagem de alimentos; nesse folder, só
existem duas imagens próximas à metáfora, que são fotografias de um ponto turístico da
cidade de João Pessoa, capital do estado citado, e outra foto das pegadas dos dinossauros
encontradas no interior desse estado, também alvo do turismo. Dessa maneira, aqui, a
imagem não corrobora a metáfora conceptual estrutural analisada. Já na expressão
metafórica, O sabor de Gramado é o sabor que você aprova (folder 20), a imagem vem
auxiliar a metáfora, pois encontramos, no folder 20, fotos de diversos alimentos típicos da
culinária gaúcha, que vêm reforçar a idéia de Gramado como um alimento.
Com relação ainda à metáfora conceptual estrutural, analisamos duas expressões
metafóricas relacionadas à metáfora TEMPO É DINHEIRO, em que, em ambas, as
imagens expostas no folder são dos espaços de que dispõe o hotel (serviço apresentado ao
interlocutor), tais como quartos, quadras, salão de conferências, entre outros. Sendo assim,