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7. O: tem alguma situação em particular que achas importante trabalhar neste momento da
álgebra?
P: o que eu acho importante é assim ó, é que eles interpretar, separar ou seja, interpretar a
multiplicação e a soma, saber quando você vai somar, quando é 2x ou 2x
2
. Isso eu acho
importante. Você observa que hoje no ensino médio a gente vê restigios de alunos que x
multiplica x coloca 2x. Então é a única preocupação que eu acho que devo ter pra que o
aluno saiba quando ele vai multiplicar as duas letras, na verdade não é multiplicar é, ele
vai somar os expoentes quando tiver bases iguais ou quando ele for somar um...
8. O: Você falou em interpretar isso, como assim interpretar?
P: Ler, saber o que esta, saber qual a principal a, o algoritmo que ele vai utilizar né, ele
olha pra lá x vezes x geralmente a pessoa coloca a x vezes, x multiplica por x é 2x. Então
eu quero que ele saiba ler isso, a interpretação disso que o ponto ali deve ser, idéia que ele
teve já, lá no consciente dele né, que já abstraído que o ponto indica que ele vai
multiplicar, ou seja, somar os expoentes na verdade e não somar os coeficientes que é
como eles acabam fazendo isso né. Quando é multiplicar ele acaba somando.
9. O: Que aspectos você, ou costuma, ou julga importante, colocar em evidência, destacar,
no ensino da álgebra referente a 7
a
série? Seria isso também?
P: É isso. É ele, não só de 7ª. Eu queria assim ó, eu gostaria que o aluno soubesse é
primeiro, interpretar o caderno dele, depois assim ó, ele olhar pra uma expressão seja ela
numérica ou não e definir se ele vai somar ou vai multiplicar se ele vai diminuir, sem
aquele negócio há –7 com –7 da mais 14 porque é menos com menos né, aquele
paradigma de que menos com menos da mais, fica positivo. Então isso é uma preocupação
que eu tenho mesmo né, com o pessoal de ensino médio, eu estou sempre frisando isso
que sinais iguais você vai somar, sinais diferentes você vai diminuir, essa é uma
preocupação que eu tenho.
10. O: Mas porque você se preocupa com isso?
P: Por que sim é que o aluno é são coisas assim que ele não consegue ele não conseguiu, é
como é que se diz, abstrair esse conceito é de que parcelas iguais você vai somar né, se
aquelas são duas parcelas positivas ai ele consegue facilmente determinar vai somar e
continuar positivo, mas quando você inverte as parcelas e uma passa a ser uma positiva e
outra negativa ele confundi os alunos confundem. Eu nunca trabalhei com a sexta série é a
primeira vez que estou trabalhando, vou trabalhar com números inteiros né, com a
definição, assim então eu sempre me pego nessa situação. É aquela história, o aluno não lê
o número –7 com –4 ele lê, ele olha o número e vê que tem dois sinais negativos e não
observa se tem um ponto que indica a multiplicação e as vezes até mesmo quando tem
parênteses ele acaba confundindo acaba fazendo multiplicação.
11. O: E você acha que se o aluno não souber isso que você considera essencial ele não
consegue continuar o conteúdo de álgebra? Ele sai defasado ou tem condições de
acompanhar?
P: Não assim ó, porque ele vai ficar incompleto, porque aquele conceito ele não vai usar
só na álgebra ele vai usar em outras situações também, então eu acho que ele fica
incompleto nessa situação. Mesmo que ele trabalhe só expressão numérica fica incompleta
a situação. Que ele possa progredir né, as vezes até ele tem, entendeu o principio da né, o
conceito a definição ele consegue desenvolver normalmente a expressão ele só acaba
esbarrando nesse espaço. Não que isso vai impedir de ele até ser aprovado... só que
sempre vai nunca confeccionar isso.