111
• A releitura é valorizada na escola através de uma produção artística (de colegas e artista), diferentes elementos
da linguagem plástica nas obras apreciadas (cor, forma, textura, etc), diferenciar uma obra figurativa de uma
obra abstrata. Também é feita através de rodas de apreciação, observação, estudo, escolha pelas crianças da
obra que lhe chamou atenção e etc.
• Os conteúdos são: estudo do artista (biografia); estudo de movimentos artísticos; estudo da história do uso de
materiais e técnicas; entrevista com o artista. Analisando estes conteúdos penso que sim, são claros, só tenho
dificuldade um pouco sobre o estudo dos movimentos artísticos, mas tento fazer o melhor possível para
compreensão dos alunos. Penso que a apreciação feita pela criança pode ser realizada através da observação de
reproduções das obras (livros, catálogos, revistas, etc), ou na presença da própria obra. Sendo assim ampliará o
repertório das crianças e modificará seu modo de ver as obras. A criança precisa ter uma boa bagagem sobre os
conteúdos a ser estudados (a proposta triangular) e depois de ter compreendido tudo isto, penso que ela poderá
adquirir os conhecimentos novos imagens, juntamente com a Professora dando um novo olhar.
• Quando monto meu planejamento tenho em vista os meus objetivos e para isso tenho também que buscar o
conhecimento prévio dos alunos, fazendo uma roda de conversa, pois através desta e que vou ter uma noção do
que as crianças aprenderam no ano anterior, e voltar desde o início, mesmo que já saibam para que novamente
chegarem até onde não sabiam. Sempre temos que começar do início, pois a sala é muito heterogênea e também
tem os alunos novos que vêm sem noção de nada, sendo assim tenho que voltar no início de tudo até “todos”
compreenderem.
• Sim, as crianças gostam de fazer a releitura de obra de arte, porque exploro bem o que o pintor ou pintora usou
para pintar e trago para a realidade deles enfocando o tema sugestionando pelo pintor e as crianças modificam
de acordo com o gosto de cada um.
• Escolho o pintor que conheço, observando suas pinturas e a história de sua vida e também o importante e ter o
material para trabalhar. Este ano foi a rede que sugeriu a pintora e nós trabalhamos.
• Penso que trabalhar a releitura sem imposição é mostrar para a criança a obra do artista, porque ele pintou a
obra e pedir para que cada um faça a sua obra de arte a partir daquela que foi vista, mais cada um vai fazer do
seu jeito, usando suas cores e formas, mais utilizando o tema proposto pelo professor.
• As crianças gostam de mostrar o que produziram, por isso ficam envolvidas e interessadas, é importante que
cada criança escolha sua produção que será apreciada pela classe. O professor deve mostrar os livros, obras do
pintor estudado e pedir para que a criança conte um pouco do que fez e porque.
• Já na fora da releitura deixar a criança criar, usar cores variadas, materiais diversos, livros, fotos, gravuras.
Fazer interferências adequadas que possibilitem avanços e desenvolvimento no percurso individual. Quanto
mais a criança desenhar, maior será a evolução do seu grafismo.
Professor 13:
• Para mim a “releitura” de uma obra é enxergar além da figura conforme a sua imaginação.
• Meu trabalho com artes é realizado da seguinte forma: três vezes por semana trabalho com técnicas e duas
vezes deixo para Projeto, onde elegemos um artista e trabalhamos com releitura, rodas de estudo, obras
importantes e também sobre a vida do artista.
• Alguns conteúdos são muito importantes e necessários para que as crianças compreendam a essência de uma
determinada imagem artística (Obra de Arte) como: apreciação das produções de diferentes artistas produzidas
em diferentes épocas, conhecer a bibliografia do artista.
• Através das rodas de apreciação das próprias crianças, faz com que ela compreenda a essência de uma
determinada imagem artística, pois cada um de nós somos artistas.
• Hoje observo nas minhas crianças o prazer em fazer releitura de obras de artes, talvez por eu proporcionar à elas
o prazer, a observação, a imagem artística, questionando ali as formas, as cores, o sentimento do artista, e
principalmente terem contato com vários tipos de obras e artistas (em seus vários estilos).
• Geralmente não tenho problema com releitura, a coisa acontece naturalmente, mas procuro escolher (às vezes
eles mesmos escolhem) um quadro, como foi o caso do meu Projeto de Artes no primeiro semestre: “Tarsila do
Amaral”, e eu pude observar que a obra que ficou mais marcante para o grupo foi o “Abaporu”, onde podia
observar o interesse, curiosidade, a participação nas rodas de estudo. Uma das releituras que fiz com as crianças
sobre essa obra foi numa atividade de recorte, colagem. As crianças pintaram a figura do “Abaporu”, recortaram
e depois colaram numa folha de cartolina e cada uma ilustrou e colocou a figura como quiseram: em pé, deitada,
outras modificaram até a própria forma dela. Achei uma atividade além de muito significativa para elas foi
totalmente prazerosa e criativa, pois cada criança expressou ali seu sentimento, sua sensibilidade, seu olhar
artístico e principalmente seu dom.
Professor 14:
• Através do trabalho com “releituras” de obras de Arte, a criança começa a atribuir sentidos a aquilo que vê,
constrói relações, contextualiza situações.