RESUMO
O Parque Estadual dos Três Picos localiza-se no leste do Estado do Rio de Janeiro e
abriga remanescentes da Mata Atlântica, bioma de excepcional biodiversidade e elevadas
taxas de endemismo, submetidos, no entanto, aos efeitos do processo de fragmentação e da
pressão antrópica. Nesse contexto, a sensibilização, a Interpretação e a Educação Ambiental
são instrumentos chave para a promoção da conservação em Unidades de Conservação (UC)
através do alavancamento das mudanças de atitudes e valores. O presente estudo pretende
avaliar o potencial da trilha do Jequitibá para a sensibilização e conscientização dos seus
usuários (visitantes, escolas e moradores locais) através da Interpretação Ambiental (IA). Para
isso, considerou-se necessário não somente compreender e caracterizar o objeto de estudo (as
trilhas e os atores da IA) como analisar as atitudes, comportamentos e a percepção ambiental
de visitantes, escolas e moradores locais sobre as mesmas. Dessa forma, foram utilizadas
metodologias como o Índice de Atratividade dos Pontos Interpretativos (IAPI) e o estudo da
percepção ambiental através das entrevistas semi-estruturadas e da observação participante. A
trilha do Jequitibá foi caracterizada como de leve dificuldade, curto percurso, com design
apropriado para pedestres, sendo os impactos decorrentes do uso considerados mínimos ou
controlados. Através do IAPI, pôde-se concluir que é uma trilha altamente atrativa, dotada de
uma multiplicidade de recursos interpretativos, e que, apesar de possuir pontos de
interpretação consensuais, não apresenta roteiros temáticos de interpretação definidos,
enfatizando conteúdos biológicos e ecológicos em detrimento dos de cunho histórico e
cultural. Dentre as informações relevantes geradas pela análise da percepção dos atores,
destaca-se a compreensão limitada dos visitantes sobre a finalidade da UC, e que as
intervenções e manejos na trilha foram valorizados e apreciados pelos visitantes, sendo
considerados adequados ao público do PETP. Dentro das discussões e ações da IA, é
imperativo promover a integração e a capacitação dos educadores como parceiros e
multiplicadores ambientais; oferecer meios de interpretação diferenciados para grupos
escolares e visitantes e inserir na interpretação as questões sócio-culturais locais, tais como a
história e problemáticas do PETP. O estudo da percepção ainda levantou um gama de
expectativas e sugestões dos visitantes, indicativos de ações que podem ser desenvolvidas
para melhorar a qualidade e a satisfação do visitante. Os dados gerados através do IAPI ainda
subsidiaram a elaboração da apostila “Sugestões de atividades educativas e interpretativas na
trilha do Jequitibá”, que tem como finalidade traduzir os resultados do presente trabalho em
linguagem mais objetiva e acessível para guias, funcionários da UC e professores, amenizar a
carência de informações e a incentivar a promoção da IA. Através dos resultados do presente
trabalho, espera-se contribuir para o enriquecimento da literatura específica da área e para
compreensão e promoção plena da Interpretação Ambiental, fornecendo possíveis dados e
subsídios para os gestores de UC’s, condutores/intérpretes e educadores ambientais.
Palavras-chave: Interpretação ambiental, Trilhas, Percepção Ambiental, Unidades de
Conservação.