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Levar os alunos dos cursos de graduação em Saúde a aprender a
aprender que engloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver
juntos e aprender a conhecer, garantindo a capacitação de profissionais
com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção
e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos,
famílias e comunidades (BRASIL, 2001, p. 4).
As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem
estabelecem competências conceituadas como conhecimentos, habilidades e
atitudes que possibilitem a interação e atuação multiprofissional, em benefício dos
indivíduos e comunidades, promovendo a saúde para todos. As competências gerais
estabelecidas no Parecer do MEC são descritas a seguir, devido à sua relevância
para o estudo (BRASIL, 2001, p. 5).
· Atenção à saúde: os profissionais de Saúde, dentro de seu âmbito
profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção,
promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual
quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja
realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do
sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os
problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os
profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de
qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a
responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico,
mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual
como coletivo;
· Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar
fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado,
eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de
equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos
devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e
decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
· Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem
manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação
com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação
envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o
domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de
comunicação e informação;
· Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de
saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo
em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso,
responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões,
comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
· Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a
tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de
trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma
que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou
lideranças na equipe de saúde;
· Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender
continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma,
os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter
responsabilidade e compromisso com a sua educação e o
treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando
condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os