71
campanhas presidenciais; materiais até então entendidos como frívolos, de mal
gosto e iconoclastas que chocaram muitos visitantes mas deliciaram o grande
público e os críticos quebrando barreiras entre arte erudita e popular e se tornando
um procedimento comum em museologia apesar de ousado para a época.
O setor seguinte da mostra era alcançado através da maior escada rolante até então
construída com 40 metros na plataforma chamada ´Destino Lua´ que ilustrava o
ambicioso programa Apollo que acabou por levar o homem à lua em julho de 1969.
Este setor mostrava cápsulas espaciais reais como a Freedom Seven Mercury usada
por Alan B. Shepard in 1961 e a Gemini VII, grandes maquetes de satélites, foguetes
e paraquedas penduradas ao teto do pavilhão e uma convincente reprodução da
paisagem lunar onde a vida no espaço era apresentada através de vestimentas,
equipamentos e alimentos usados pelos astronautas. Esta foi rapidamente
reconhecida como a parte mais popular do pavilhão.
Depois da aventura vinha a cultura. A próxima seção intitulada ´A Pintura
Americana´continha 23 grandes telas de artistas reconhecidos nos anos 60 e
comissionados pelo curador Alan Solomon. Dentre os artistas estavam James
Rosenquist, Claes Oldenburg, Andy Warhol, Jaspter Johns, Jim Dine, Ellsworth Kelly,
Barnett Newman, Robert Rauschenberg e Roy Lichtenstein. Os trabalhos iam do
expressionismo abstrato, op, pop e arte geométrica e alguns figuram entre os
principais exemplos da arte contemporânea daquela época.
A Quarta e última seção era devotada ao cinema americano, e em particular a
Hollywood, a ´máquina dos sonhos´, num misto de informação e entretenimento.