177
3
Classes gerais de comportamentos que delimitam o
que precisa ser feito
Classes de comportamentos que constituem procedimentos (como) fazer o que precisa ser
feito
Classes de comportamentos relacionados ao manejo de instrumentos ou recursos envolvidos com o que
precisa ser feito
Classes de comportamentos
relacionados a
conseqüências ou
decorrências de fazer (ou
deixar de fazer) algo
122 121 4
Ocupação geral
OG
Tarefas
componentes de
uma ocupação
TA
Operações envolvidas em uma tarefa
OP
Ações constituintes de uma operação
AC
Comportamentos imediatamente relacionados à maneira de fazer algo
A
Comportam entos
referentes a
conseqü ências ou
decorrênci as
relacionad as a fazer (ou
deixar de fazer) algo
RA
1
Ocupação
específica
OE
11 31 11
Comportamentos
relacionados a
situação ou ocasião
apropriada s para
fazer algo - C
Classes d e compo rtamentos rela cio nados a
situações ou ocasiões para fazer (ou deixar d e
fazer) algo
2 1
Comportament os relacionados a conhecimentos
sobre a maneira de fazer algo -B
Intervir no subcampo de
atuação profissional de
psicoterapia com apoio de
cães
Comportament os
relacionados a
conhecimentos sobre
instrumentos e
recursos para fazer
algo - D
Projetar intervenção de
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar a interação entre os
comportamentos do animal e
os comportamentos do
condutor com relação aos
comportamentos do animal.
Avaliar a capacidade do
animal em recuperar-se dos
desgastes do trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães.
Identificar Comportam entos
(de tolerância) de cães
relacionados a situações
caóticas
Identificar Comportam entos
(de tolerância) de cães
relacionados a emoções
humanas
Identificar comportamentos
(de interesse) de cães
relacionados a situações
caóticas.
Identificar comportamentos
(de interesse) de cães
relacionados a emoções
humanas.
Identificar cães sem prévio
teste ou treinamento para
psicoterapia com apoio de
cães que demonstrem
interesse e tolerância para
níveis elevados de emoção
humana e situações caóticas.
Projetar programas de
psicoterapia com apoio de
cães de acordo com as
necessidades das pessoa s.
Selecionar cães sem prévio
teste ou treinamento para
psicoterapia com apoio de
cães que demonstrem
interesse e tolerância para
níveis elevados de emoção
humana e situações ca óticas.
Caracterizar comportamentos
de animais que apresentam
alta probabilidade de alterar
comportamentos de pessoas
que se quer alterar.
Identificar em cães
comportamentos que
apresentam alta probabilidade
de alterar comportamentos de
pessoas que se quer altera r.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos do cão que
alteram os comportamentos
de pessoas que se quer
alterar.
Selecionar animais que
apresentem comportamentos
dóceis diante de
equipamentos incomuns e
pessoas com limitações de
controle físico e natureza
firme.
Avaliar o repertório
comportamental do cão.
Avaliar a função do con dutor
do animal.
Avaliar no processo de
seleção do animal para
trabalho de psicoterapia com
apoio de cães os
comportamentos do cão
relacionados ao condutor.
Definir critérios de seleção
dos animais.
Selecionar cães que
apresentam comportamentos
que podem ser repetidos em
uma série de situações e co m
uma variedade de
participantes.
Ensinar o cão a apresentar o
mesmo comportamento em
uma série de situações e co m
uma variedade de
participantes.
Selecionar cão a partir d as
necessidades de segurança e
conforto do participante com
relação ao cão.
Selecionar cães que
apresentam facilidade em
responder a sinais verbais e
gestuais do condutor.
Selecionar cão para
intervenção de psicoterapia
com apoio de cães.
Selecionar cães que
apresentam boas condiçõ es
de saúde e que sejam
ensinados em obediência
básica.
Ensinar obediência básica ao
cão.
Projetar avaliação de animal
para o trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães a partir dos objetivos da
intervenção terapêutica com
apoio de animais
caracterizados.
Projetar seleção de animal
para o trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães a partir dos objetivos d a
intervenção terapêutica com
apoio de animais
caracterizados.
Caracterizar a função do
animal na terapia.
Projetar procedimentos de
avaliação a partir da função
do animal na terapia.
Projetar procedimentos de
seleção a partir da função do
animal na terapia.
Identificar características do
animal que produzem
mudança comportamental em
pessoas.
Identificar comportamentos do
animal que produzem
mudança comportamental em
pessoas.
Definir procedimentos de
seleção apropriados para
psicoterapia com apoio de
cães em função do grau de
contato que haverá entre
participante e animal.
Definir os procedimentos da
intervenção de acordo com o
grau de interação entre os
participantes e o animal.
Identificar as raças mais
apropriadas para a
intervenção.
Identificar o indivíduo mais
apropriado para a
intervenção.
Selecionar cão que apresen ta
comportamentos específic os
relacionados aos objetivo s da
intervenção.
Caracterizar os
comportamentos apropriados
do animal para a situação
psicoterapêutica.
Avaliar se um condutor é
apropriado para determinado
trabalho em psicoterapia com
apoio de cães.
Avaliar se um animal é
apropriado para determinado
trabalho em psicoterapia com
apoio de cães.
Avaliar os comportamentos do
cão com relação às
características dos
participantes da interven ção.
Determinar os objetivos dos
procedimentos de seleção de
cães em psicoterapia com
apoio de cães.
Avaliar durante os
procedimentos de seleção a
probabilidade de ocorrência
de comportamentos
inapropriados do cão para a
intervenção de psicot erapia
com apoio de cães.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos do conduto r
a partir de observações dos
seus comportamentos.
Avaliar durante os
procedimentos de seleção a
probabilidade de ocorrência
de comportamentos
apropriados do cão para a
intervenção de psicot erapia
com apoio de cães
Avaliar o grau de
previsibilidade dos
comportamentos o cão.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos do ani ma l a
partir de observações dos
seus comportamentos.
Avaliar os comportamentos do
cão com relação aos tipos d e
participantes da intervenção
com o qual irão lidar.
Avaliar os comportamentos do
cão com relação aos
ambientes no qual irá atuar
em uma intervenção de
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar os comportamentos do
condutor com relação aos
tipos de participantes da
intervenção com o qual irão
lidar.
Avaliar os comportamentos do
condutor com relação aos
ambientes no qual irá atuar
em uma intervenção de
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar preliminarmente à
intervenção as condições de
saúde do animal necessárias
para o trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos relacio nados
aos objetivos da intervenção .
Avaliar possíveis
conseqüências prejudic ia is da
intervenção para o processo
psicoterapêutico.
Avaliar o animal com relação
as características da sit uação
na qual a equipe irá trabalhar.
Avaliar a probabilidade
ocorrência de problemas
relacionados ao animal.
Caracterizar o repertório
comportamental de um
animal.
Avaliar o grau similaridade
entre eventos quaisquer e
eventos relacionados à
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar os comportamentos do
cão em situações similares as
de psicoterapia com apoio de
cães.
Analisar os comportamentos
do animal em um ambiente de
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar os comportamentos do
animal em ambiente familiar.
Identificar cadeias
comportamentais de cães em
trabalho de psicoterapia c om
apoio de cães.
Avaliar possíveis
conseqüências da intervenção
em psicoterapia com apoio de
cãs.
Identificar comportamentos do
cão que podem ser relevantes
para a situação na qual o cão
irá trabalhar.
Avaliar o potencial do animal
de causar danos ou
ferimentos.
Identificar os comportamentos
que compõem uma cadeia
comportamental.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos do anima l a
partir de comportamentos
anteriores que constituem
uma cadeia comportament al.
Selecionar os animais a partir das suas
características físicas, repertório
comportamental, previsibilidade de seus
comportamentos, comunicabilidade de
suas atitudes por meio da linguagem
corporal, grau de vinculação a hu manos
e relacionamento com o cond
Selecionar cães que
apresentam comportamentos
acolhedores com relação a
pessoas.
Seleciona r animais que iniciem
contato fí sico com p essoas, que
mantenh am contato po r tempo
prolongado c om pessoas, q ue
contatem v isualmente c om
pessoas, q ue obedeç am
imediatam ente a restriçõe s de
contato e que sigam ori entações.
Adequar a intervenção de
psicoterapia com apoio de
cães às necessidades dos
cães em trabalho de
psicoterapia com apoio de
cães.
Programar a utilizaçã o d e
cães no trabalho de
psicoterapia com apoio de
cães.
Equilibrar as necessidades
dos cães em trabalho de
psicoterapia com apoio de
cães com as necessidades
dos pacientes.
Ensinar o cão a apresentar
comportamentos apropriados
durante a intervenção de
psicoterapia com apoio de
cães na ausência do con dutor
no ambiente.
Ensinar animais a ignorar
outros animais no ambiente.
Selecionar animais que
ignorem outros animais em
ambientes onde é realizada
psicoterapia com apoio de
cães.
Projetar a intervenção de
acordo com as características
da população alvo.
Ensinar animais a aceitar
diferentes tipos de
manipulação com diferent es
intensidades.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos agressivos
do animal diante de condições
aversivas.
Ensinar animais a tolerar
diferentes sons e
vocalizações.
Selecionar an imais que a ceitam
diferent es tipos de man ipulação
com dife rentes intensida des,
toleram diferentes so ns e
vocalizaçõe s e que focam nas
pessoa s com as quais estão
trabalhando.
Avaliar os comportamentos do
cão nos ambientes no quais
irá intervir.
Preparar a condução de uma
sessão de psicoterapia com
apoio de cães.
Preparar o cão para o
trabalho em psicoterapia co m
apoio de cães.
Higienizar o cão para o
trabalho em psicoterapia co m
apoio de cães.
Ensinar ao cão
comportamentos apropri ados
para o trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães.
Ensinar cães a manter o foco
no trabalho durante o trabalho
de psicoterapia com apoio de
cães
Ensinar cães a a ignorar
distrações durante o trab alho
de psicoterapia com apoio de
cães.
Ensinar animais a focar nas
pessoas com as quais estão
trabalhando.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos indesejados
do cão em situações
específicas.
Determinar os objetivos da
intervenção.
Avaliar as conseqüências da
intervenção de psicoterap ia
com apoio de cães com o
animal que irá trabalhar no
ambiente em que irá
trabalhar.
Caracterizar os objeti vos da
intervenção.
Figura 7.1: Conjuntos de classes de comportamentos componentes da classe geral “Projetar
intervenção em psicoterapia com apoio de cães” organizados em âmbitos de abrangência.
3
Classes gera is de c ompo rtam entos q ue delim itam o
que precisa se r feit o
Classes de comp ortame ntos que con stitue m proc edime ntos (com o) faz er o qu e prec isa ser
feito
Classes de comp ortame ntos re lacion ados ao manej o de ins trum entos ou recur sos en volvido s co m o qu e
precisa ser fe ito
Classes de comporta men tos
relacionados a
conseqüências ou
decorrências de fazer (ou
deixar de fazer) al go
122 121 4
Ocupação ger al
OG
Tarefas
componentes de
uma ocupação
TA
Operações envo lvidas e m uma taref a
OP
Açõesc onstitu intes de uma operaçã o
AC
Comportame ntos i mediatame nte r elacionad os à manei ra de fazer alg o
A
Comportamentos
referentes a
conseqüência s ou
decorrência s
relacionadas a f azer (o u
deixar de fazer) algo
RA
1
Ocupação
específica
OE
11 31 11
Comportamentos
relacionados a
situação ou oca sião
apropriadas para fa zer
algo -C
Classes de comporta ment os relac ionados a
situações ou ocasiõe s pa ra faze r (ou d eixar de
fazer) algo
2 1
Comportamento s relaci onados a co nhecimentos
sobre a maneira d e faze r algo -B
Intervir no subcampo d e
atuação profissional de
psicoterapia com a poio d e
cães
Avaliar a interve nção de
psicoterapia com ap oio de
cães realizada
Caracterizar a ne cessidad e de
intervenção com psicot erapia
com apoio de c ães
Caracterizar as neces sidad es
das pessoas que se rão
participantes das i ntervençõ es
de psicoterapia com apoio de
cães.
Caracterizar a situação na
qual a equipe irá trabalhar .
Avaliar os ambientes no s
quais os animais estão se ndo
requeridos para trabal har .
Identificar o modo co mo o
animal influencia o pa ci ente.
Avaliar os resultados.
Avaliar a duraçã o dos
resultados.
Avaliar o planejamen to da
intervenção.
Avaliar os modos de intera ção
do condutor durante a s
sessões de psicote rapia co m
apoio de cães.
Avaliar a equipe que realiza
psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar a possibilidade de
utilização de p sicoterapia com
apoio de cães com rel ação
características
comportamentais da
população alvo.
Avaliar os efeitos dos
comportamentos do cão s obre
os comportamentos do
paciente.
Comportamento s
relacionados a
conhecimentos sobre
instrumentos e
recursos para faz er
algo -D
Avaliar a possibilidad e de
inserção de animais em u m
ambiente.
Avaliar a condição médica do
cão.
Identificar possíve is
problemas para pessoas
participantes do trabalho de
psicoterapia com apoio d e
cães, de contato com cães
Caracterizar os obje tivos da
intervenção terapêutica com
apoio de animais.
Caracterizar o l ocal onde será
realizada a psicoterap ia com
apoio de cães.
Avaliar a adeq uabilidad e de
uma equipe a uma
determinada situação.
Avaliar a adequação entre população
alvo, objetivos específicos para a
população alvo, funci onários envo lvidos,
população total, atividades program adas
de psicoterapia com apoio de cã es,
outros animais, outras atividades
paralelas à psicoterapi a com a poi
Avaliar se a interve nção co m
animais é adequada para o
público alvo.
Determinar quais particip antes
são apropriados par a
psicoterapia com apoio d e
cães.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de pr oblemas pa ra
pessoas participantes do
trabalho de psico terapia co m
apoio de cães, de con tato
com cães.
Identificar pessoas qu e
podem machucar o condu tor.
Identificar pessoas qu e
podem machucar o c ão.
Projetar interve nção de
psicoterapia com ap oio de
cães.
Avaliar a interação en tre o s
comportament os do animal e
os comportamentos do
condutor com relaç ão aos
comportamentos do an imal .
Avaliar a capacidade do
animal em recuperar-s e dos
desgastes do trab alho em
psicoterapia com ap oio de
cães.
Identificar Comportamen tos
(de tolerância) de cã es
relacionados a situa ções
caóticas
Identificar Comportamen tos
(de tolerância) de cã es
relacionados a emoções
humanas
Identificar comportamentos
(de interesse) de cã es
relacionados a situa ções
caóticas.
Identificar comportamentos
(de interesse) de cã es
relacionados a emoções
humanas.
Identificar cães sem pré vio
teste ou treinamento para
psicoterapia com ap oio de
cães que demonstrem
interesse e tolerânci a para
níveis elevados de emo ção
humana e situaçõe s caót icas.
Projetar programa s de
psicoterapia com ap oio de
cães de acordo c om as
necessidades das p ess oas.
Selecionar cães sem pré vio
teste ou treinamento para
psicoterapia com apoio d e
cães que demonstr em
interesse e tolerâ ncia par a
níveis elevados de emo çã o
humana e situações caótic as .
Caracterizar co mportam entos
de animais que apresen tam
alta probabilida de de al terar
comportamentos de pess oas
que se quer alterar.
Identificar em cães
comportamentos qu e
apresentam alta probab ilidad e
de alterar comport amentos d e
pessoas que se que r alterar .
Avaliar a probabilid ade de
ocorrência de
comportamentos do cã o qu e
alteram os comportamen tos
de pessoas que se q uer
alterar.
Selecionar animais que
apresentem compor tamen tos
dóceis diante de
equipamentos i ncomun s e
pessoas com limitações d e
controle físico e naturez a
firme.
Avaliar o repertório
comportamental do cão.
Avaliar a função do c ondutor
do animal.
Avaliar no processo de
seleção do animal para
trabalho de psicotera pia com
apoio de cães os
comportamentos do cão
relacionados ao co ndut or.
Definir critérios de se leção
dos animais.
Selecionar cães qu e
apresentam compor tamen tos
que podem ser repetidos em
uma série de situ ações e co m
uma variedade de
participantes.
Ensinar o cão a apresent ar o
mesmo comportamen to em
uma série de situ ações e co m
uma variedade de
participantes.
Selecionar cão a partir da s
necessidades de se gurança e
conforto do particip ante com
relação ao cão.
Selecionar cães qu e
apresentam facilidade em
responder a sinai s verb ais e
gestuais do condutor .
Selecionar cão para
intervenção de psicote rapi a
com apoio de cães .
Selecionar cães qu e
apresentam boa s condi ções
de saúde e que s ejam
ensinados em ob ediênci a
básica.
Ensinar obediência b ásica a o
cão.
Projetar avaliação de animal
para o trabalho em
psicoterapia com apoio d e
cães a partir dos objeti vos d a
intervenção terapêu tica com
apoio de animais
caracterizados.
Projetar seleção d e anima l
para o trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães a partir dos objetivos da
intervenção tera pêutica com
apoio de animais
caracterizados.
Caracterizar a função do
animal na terapia.
Projetar procediment os de
avaliação a partir da fun ção
do animal na terapi a.
Projetar procediment os de
seleção a partir da função do
animal na terapia.
Identificar caracterí sticas do
animal que produze m
mudança comportam ental em
pessoas.
Identificar compo rtamen tos do
animal que produze m
mudança comportam ental em
pessoas.
Definir procedimen tos de
seleção apropriado s para
psicoterapia com ap oio de
cães em função do gra u de
contato que have rá en tre
participante e ani mal.
Definir os proced imentos d a
intervenção de aco rdo co m o
grau de interaçã o entre os
participantes e o anima l.
Identificar as raças mais
apropriadas para a
intervenção.
Identificar o indivíduo mais
apropriado para a
intervenção.
Selecionar cão que apresen ta
comportamentos especí ficos
relacionados aos objeti vos da
intervenção.
Caracterizar os
comportamentos apro priado s
do animal para a situaçã o
psicoterapêutica.
Avaliar se um condutor é
apropriado para determi nado
trabalho em psicotera pi a com
apoio de cães.
Avaliar se um animal é
apropriado para determi nado
trabalho em psicotera pi a com
apoio de cães.
Avaliar os comportame ntos do
cão com relaçã o às
características dos
participantes da interv enção .
Determinar os objeti vos dos
procedimentos de se leção de
cães em psicoterapia com
apoio de cães.
Avaliar durante os
procedimentos de seleçã o a
probabilidade de ocorrência
de comportamentos
inapropriados do cão para a
intervenção de psico ter apia
com apoio de cães.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos do co ndut or
a partir de observaçõ es dos
seus comportame ntos .
Avaliar durante os
procedimentos de seleçã o a
probabilidade de ocorrência
de comportamentos
apropriados do cão p ara a
intervenção de psico ter apia
com apoio de cães
Avaliar o grau de
previsibilidade d os
comportamentos o cão .
Avaliar a probabilid ade de
ocorrência de
comportamentos do an imal a
partir de observaç õe s dos
seus comportamen tos.
Avaliar os compo rtamen tos do
cão com relaçã o aos tipos de
participantes da interv enção
com o qual irão lid ar.
Avaliar os compo rtamen tos do
cão com relação aos
ambientes no qual irá at uar
em uma intervençã o de
psicoterapia com ap oio de
cães.
Avaliar os comportame ntos do
condutor com relaç ão aos
tipos de participantes da
intervenção com o qua l irão
lidar.
Avaliar os comportame ntos do
condutor com relaç ão aos
ambientes no qua l irá a tuar
em uma intervenção de
psicoterapia com apoio d e
cães.
Avaliar preliminarmente à
intervenção as condiçõ es de
saúde do animal nece ssárias
para o trabalho em
psicoterapia com ap oio de
cães.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos rela cionado s
aos objetivos da interve nçã o.
Avaliar possíveis
conseqüências prejud icia is da
intervenção para o proc ess o
psicoterapêutico.
Avaliar o animal co m rela ção
as características da situação
na qual a equipe irá trab alhar.
Avaliar a probabilidade
ocorrência de problemas
relacionados ao animal.
Caracterizar o repertório
comportamental de um
animal.
Avaliar o grau simil aridad e
entre eventos quaisquer e
eventos relacionado s à
psicoterapia co m apo io de
cães.
Avaliar os comportame ntos do
cão em situações similares as
de psicoterapia com apoio de
cães.
Analisar os comporta mentos
do animal em um ambie nte de
psicoterapia com a poio de
cães.
Avaliar os comportame ntos do
animal em ambiente famil iar .
Identificar cadeias
comportamentais de cãe s em
trabalho de ps icoterap ia com
apoio de cães.
Avaliar possíveis
conseqüências da int ervençã o
em psicoterapia co m apo io de
cãs.
Identificar comportame ntos do
cão que podem ser relev ante s
para a situação na qual o cão
irá trabalhar.
Avaliar o potencial do an imal
de causar danos ou
ferimentos.
Identificar os compo rtamen tos
que compõem um a cadei a
comportament al.
Avaliar a probabilid ade de
ocorrência de
comportamentos do anima l a
partir de comp ortament os
anteriores que consti tuem
uma cadeia comportament al.
Selecionar os animais a partir das suas
características físicas, repertório
comportamental, previsibilidade d e seus
comportamentos, comun icabilidad e de
suas atitudes por meio da ling uagem
corporal, grau de vinculação a hu manos
e relacionamento com o cond
Selecionar cães qu e
apresentam compor tamen tos
acolhedores com relação a
pessoas.
Selecionar ani mais qu e inicie m
contato físico co m pessoas, que
mantenham contato por tem po
prolongado co m pe ssoas, que
contatem visualmente com
pessoas, que obedeça m
imediatamente a re strições de
contato e que sigam orientaçõ es.
Adequar a intervenção de
psicoterapia com ap oio de
cães às necessidades d os
cães em trabalho de
psicoterapia com ap oio de
cães.
Programar a u tilização de
cães no trabalho de
psicoterapia com apoio de
cães.
Equilibrar as n ecessida des
dos cães em trabalho de
psicoterapia com ap oio de
cães com as nece ssida des
dos pacientes.
Ensinar o cão a apresentar
comportamentos apro priado s
durante a intervenção d e
psicoterapia com apoio d e
cães na ausência do c ondutor
no ambiente .
Ensinar animais a i gnorar
outros animais no amb iente .
Selecionar animais que
ignorem outros an im ais em
ambientes onde é realiz ada
psicoterapia com apoio d e
cães.
Projetar a intervenção de
acordo com as cara cterí sticas
da população alvo.
Ensinar animais a aceitar
diferentes tipos de
manipulação com di feren tes
intensidades.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportament os agress ivos
do animal diante de con dições
aversivas.
Ensinar animais a toler ar
diferentes sons e
vocalizações.
Selecionar animais q ue acei tam
diferentes tipos de m anipul ação
com diferentes intensi dad es,
toleram diferentes son s e
vocalizações e que focam nas
pessoas com as qua is est ão
trabalhando.
Avaliar os comportame ntos do
cão nos ambientes no quai s
irá intervir.
Preparar a condução de um a
sessão de psicotera pia com
apoio de cães.
Preparar o cão para o
trabalho em psicoterap ia com
apoio de cães.
Higienizar o cão par a o
trabalho em psicoterapia co m
apoio de cães.
Ensinar ao cão
comportamentos ap ropriado s
para o trabalho em
psicoterapia com apoio de
cães.
Ensinar cães a mante r o foc o
no trabalho durante o traba lho
de psicoterapia com apoio d e
cães
Ensinar cães a a i gnor ar
distrações durant e o traba lho
de psicoterapia com apoio d e
cães.
Ensinar animais a focar na s
pessoas com as quai s estã o
trabalhando.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos indese jados
do cão em situações
específicas.
Determinar os objetivos da
intervenção.
Avaliar as cons eqüênci as da
intervenção de psicoterap ia
com apoio de cães com o
animal que irá trabalhar no
ambiente em que irá
trabalhar.
Caracterizar os obje tivos da
intervenção.
Executar a interve nção de
psicoterapia com ap oio de
cães projetada
Avaliar a probab ilida de de
ocorrência de c omport ament os do
cão por meio de ind icador es
precedentes, fatores det ectáve is
que ocorrem antes desse
comportamento que es tá se ndo
previsto.
Identificar compo rtamen tos do
cão que antecedem e
sinalizam aalta probabi lidade
de ocorrência de outros
comportamentos.
Reduzir o grau de isolamen to
social de pessoas
institucionalizadas por me io
de atividade recrea cional co m
apoio de cães.
Inserir animais que
apresentam comportame ntos
que alterem os
comportamentos de pe ssoas
que participam de
psicoterapia com ap oio de
cães.
Reduzir o grau de mon oton ia
por meio de atividade
recreacional com apoi o de
cães.
Cuidar das condiç ões de
saúde dos anima is.
Minimizar a probab ilidade de
ocorrência de problema s de
saúde relacionados a cães em
pessoas.
Cuidar das condições de bem
estar dos animais.
Identificar os fatores
determinantes de mudan ça
comportamental dos anima is.
Monitorar a condição méd ica
do cão.
Registrar em documen to as
condições de saúde do
animal.
Seguir recomendaçõe s de
procedimentos de t rabalho em
psicoterapia com ap oio de
cães.
Monitorar o rep ertório
comportamental do cão.
Remover do tr aba lho d e
psicoterapia com apo io de cãe s
cães que mudaram seu s
comportamentos grac ios os e
dedicados com relaçã o a pe ssoas
para comportam entos frios,
distantes e agressi vos.
Estimular comport ament os
acolhedores do animal com
relação a pessoas em
psicoterapia com ap oio de
cães.
Estimular o an imal a co ntatar
visualmente com p ess oas.
Guiar comportamentos d o
cão.
Remover o animal do ambi ente,
ou da sessã o de psi cot erapi a com
apoio de cães qua ndo ap resentar
comportamentos que r edu zem a
percepção de víncu lo nos
pacientes e atrapal ham o
processo terapêu tico.
Registrar os comportam entos
do cão apresentados por um
longo período em diferente s
situações.
Estimular o de senvolvim ento
da relação entre o paci ente e
o cão.
Administrar comportamen tos
o cão.
Proteger o animal de
condições que lhe p ossam
causar dano ou pr ejuízo .
Interromper comportam entos
indesejados do cã o.
Identificar condiçõ es
inadequadas para o an imal .
Manter nas sessõe s de
psicoterapia com ap oio de
cães o mesmo cão , o mesmo
condutor e freqüên ci a de
visitação regul ar.
Ensinar pessoas a modifi car
seus comportamento s por
meio do ensino de
comportamentos ade quados
para cães que apresen tem
comportamentos
inadequados.
Reduzir graus elevados de
stress do cão em situaçõ es de
trabalho em psicote rapi a com
apoio de cães.
Controlar o tempo de conta to
de animais com pess oas não
familiares.
Instruir pessoas nã o fami liares
ao cão sobre como se
comportar com rel ação ao
animal.
Manter o grau de stress do
cão em níveis ba ixos.
Identificar as variávei s
ambientais determi nant es dos
comportament os do conduto r.
Identificar as variáveis
ambientais determinante s dos
comportamentos do cã o.
Determinar até que grau é
possível monitorar
apropriadamente os sinais de
stress do animal.
Monitorar os sina is de st ress
do animal no trabalho de
psicoterapia com ap oio de
cães.
Monitorar os graus limi tes de
stress dos animais no trab alho
de psicoterapia com ap oio de
cães.
Avaliar os compo rtamen tos do
animal com determinada
freqüência.
Identificar alterações no
comportamento do cão e m
diferentes situações.
Avaliar os comportam entos de
animais durante a i nterve nção
de psicoterapia com apoio de
cães.
Avaliar os comportament os de
condutores durante a
intervenção de psicoterap ia
com apoio de cães.
Identificar comportamentos do
animal que sinaliza m a al ta
probabilidade de ocorr ência
de comportam entos
inadequados.
Avaliar a probabilidade de
ocorrência de
comportamentos inadequa do s
do animal durante a
intervenção de psicotera pia
com apoio de cães.
Identificar as relaçõe s entre
os comportamentos do cão ,
comportamentos do condut or
e comportamentos do
paciente.
Identificar o nível de confort o
do animal por meio dos
comportamentos qu e ele
apresenta que indica m esse s
níveis.
Introduzir o animal na sessã o
de psicoterapia com apoio de
cães.
Aumentar os graus de
sensação de segurança
conforto e conexão do
paciente por meio do animal.
Identificar comportament os
que reduzem a pe rcepção de
vínculo nos pacientes e
atrapalham o processo
terapêutico.
Remover animal d iante de
situação inadequada pa ra ele.
Alterar condição inade quada
para o animal.
Demonstrar víncul o existe nte
com o animal .
Aumentar os sentimentos da s
pessoas de segurança ,
proteção e acolhi mento por
meio dos comportamentos do
cão.
Minimizar a probabilid ade de
ocorrência de aciden tes
relacionados a popul açõe s
imprevisíveis com apo io do s
funcionários apropri ados do local
onde é realiza da a psicot erapi a
com apoio de cã es.
Remover temporariame nte
cães incapaze s de ma nter o
foco no trabalho na pres ença
de outros animais ou cães
agressivos ou medro sos com
relação a outros anima is.
Remover definitivame nte cãe s
incapazes de mante r o foco
no trabalho na p resença de
outros animais ou cã es
agressivos ou medro sos com
relação a outros anima is.
Limitar o acesso de outros
animais a áreas onde oco rre a
psicoterapia com ap oio de
cães.
Identificar as necessidad es
dos cães em trabalho de
psicoterapia com apoio d e
cães.
Aposentar o cão de
psicoterapia com ap oio de
cães quando for im possível
para este trabalhar
confortavelmente nos
ambientes disponívei s para
ele.
Identificar os estado s
emocionais do c ão por meio
dos sinais que ele ap resenta .
Interpretar os sinais emi tidos
pelo cão antes, dur ante ou
após a sessão de psicoterap ia
com apoio de cães.
Minimizar os efeitos
prejudiciais sinalizados pelo
animal do trabalho de
psicoterapia com apoio d e
cães sobre ele.
Interpretar os
comportament os do animal
que sinalizam seus esta dos
emocionais ou a probab ilidade
de apresentar outros
comportament os.
Identificar os compo rtamen tos
das pessoas que
inadvertidamente sinaliz am
tensão aos animais.
Sinalizar tranqüilidade para os
animais.
Identificar o grau de stress do
animal por meio da s
mudanças nos seus
comportament os.
Identificar o grau de str ess do
cão por meio de sinais
corporais.
Minimizar a probab ilidad e de
ocorrência de ferimen tos,
infecções ou interaç ões
inapropriadas com quaisquer
envolvidos na psicoterap ia
com apoio de cães.
Manter a confidencialidade do
que ocorre na psico ter apia
com apoio de cães.
Identificar os sinais de
excitação do cão.
Antecipar os comportame ntos
inapropriados do cão que
possam prejudicar a tera pia.
Seguir regras, pro cedime ntos
e políticas do local onde é
realizada a psicoterap ia com
apoio de cães.
Controlar infecçõe s no c ão.
Vacinar o cão.
Remover parasitas do cão .
Estimular por meio do cã o o
participante de psico ter apia
com apoio de cães a
apresentar comportame ntos
objetivos.
Introduzir o cão em u m
programa de psicoterapia co m
apoio de cães.
Dirigir os comportame ntos do
cão úteis com relação às
necessidades da popul ação
alvo.
Estimular os com portam entos
do cão úteis com rel ação às
necessidades da popula ção
alvo.