74
destas identificações. Jeder Silveira Janotti Junior acredita nas redes de comunicação
midiáticas construindo estes territórios. Assim, criam as comunidades sentimentais, através
das informações passadas por estas.
178
Internacionalmente, o rock aparece para os jovens a partir da década de 50. Depois
da Segunda Guerra, ocorre uma grande mudança nas relações entre gerações, que podemos
perceber até hoje, oportunizando o clima de surgimento do rock’n´roll. Os jovens, antes
vistos apenas como um estágio entre a infância e a idade adulta, a partir do século passado
são percebidos como uma faixa etária com necessidades e características próprias
179
. Antes
da primeira Grande Guerra, um rapaz com quatorze anos já estava começando a se tornar
homem. Durante a década de 60 e 70, um garoto com quatorze anos, até mais ou menos,
vinte e cinco, é considerado um jovem, não se preocupando com a vida adulta, podendo ser
irresponsável e preparado para novas experiências. Nesta época, também ocorrem o
surgimento das mortes prematuras de jovens famosos que configuram a idéia do eterno
jovem, como Jimmy Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrissom, vivendo intensamente com
experimentações, como as drogas, estas, inclusive, levando-os à morte.
Hobsbawm, a esse respeito, retrata que:
os acontecimentos políticos mais dramáticos, sobretudo nas décadas de
1970 e 1980, foram as mobilizações da faixa etária que, em países menos
politizados, fazia a fortuna da indústria fonográfica, que tinha de 70% a
80% de sua produção – sobretudo de rock – vendida quase inteiramente a
clientes entre as idades de catorze e 25 . A radicalização política dos anos
60, antecipada por contingentes menores de dissidentes culturais e
marginalizados sob vários rótulos, foi dessa gente jovem, que se rejeitava
o status de crianças e mesmo de adolescentes (ou seja, adultos ainda não
inteiramente amadurecidos), negando ao mesmo tempo humanidade plena
a qualquer geração acima dos trinta anos de idade, com exceção do guru
ocasional.
180
178
Dessa forma, o termo Comunidades de Sentido remete a práticas discursivas que se submetem não só a
uma configuração mundializada dos sentidos, mas também aos aspectos globais investidos em certos
produtos da cultura midiática. A Comunidade de Sentido fornece uma espécie de ‘capital cultural’ para
que a vivência de determinados valores seja partilhada em um nível global, através das mídias
compartilhadas mundialmente.JANOTTI Jr. J. Mídia, Cultura Juvenil E Rock And Roll: Comunidades,
Tribos E Grupamentos Urbanos. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação e Cultura das
Minorias, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro
de 2003. In.: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP13_janotti.pdf.
Pesquisado dia 17 de abril de 2008.
179
ROSA, Pablo O. Op. Cit. Pp. 28-29.
180
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos – O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, pp.317-
318.