Download PDF
ads:
ELIANE GERHARDT
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
– UM FACILITADOR PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA
Porto Alegre
2009
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Eliane Gerhardt
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – UM FACILITADOR PARA AQUISIÇÃO DA
LEITURA
Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação Mestrado em Letras do
Centro Universitário Ritter dos Reis,
como requisito parcial para obtenção do
título de Mestre em Letras.
Orientadora:
Profª. Drª. Noeli Reck Maggi
Porto Alegre
2009
ads:
G368c
Gerhardt, Eliane
Consciência fonológica: um facilitador para aquisição
da leitura / Eliane Gerhardt. - Porto Alegre : 2009.
138 f.
Dissertação (mestrado) - Centro Universitário Ritter
dos Reis, Faculdade de Letras, Porto Alegre, 2009.
1. Fonologia. 2. Psicologia da aprendizagem. 3.
Estratégias de aprendizagem. 4. Leitura. 5. Aquisição de
linguagem – Estudo de casos I. Título.
CDU 372.4
CDD 414
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Bibliotecária responsável:
Ana Glenyr Godoy
CRB 10/1224
Eliane Gerhardt
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – UM FACILITADOR PARA AQUISIÇÃO DA
LEITURA
Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação Mestrado em Letras do
Centro Universitário Ritter dos Reis, como
requisito parcial para obtenção do título de
Mestre em Letras.
Aprovada em:
_______________________________________________________________
Profª. Drª. Noeli Reck Maggi - Orientadora
_______________________________________________________________
Profª. Drª. Célia Elizabete Caregnato – FACED/UFRGS
_______________________________________________________________
Profª. Drª. Maria Beatriz Jacques Ramos – FACED/UFRGS
Ao Victor,
Augusto e Cecília,
meus maiores incentivos à
constante busca do conhecimento.
AGRADECIMENTOS
Aos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras, pelo incentivo e
desafios proporcionados ao longo do curso.
À minha orientadora, professora Drª. Noeli Reck Maggi, pelo exemplo de
competência profissional e por ter sido muito mais do que uma professora.
Às professoras Drª. Maria Beatriz Jacques Ramos e Drª. Célia Elizabete
Caregnato, pela atenção disponibilizada à leitura desta pesquisa.
À minha mãe, à Dinda, à Neusa e ao Ayrton (in memorian). Vocês, de
uma forma ou outra, deram-me apoio incondicional em importantes momentos.
Ao Nelsinho e à Verinha, ao Edgar e à Solane, os irmãos com que a vida me
presenteou.
Agradeço a todos que acompanharam e participaram deste estudo: Giane,
Mara, Joicelene, Silenne, Denise e especialmente à Gabriela.
Ao meu filho Augusto, pela importante ajuda na edição das filmagens e
assessoria técnica digital.
Às famílias e professores que fizeram parte desta pesquisa, em especial, às
crianças que reviveram em mim o prazer da leitura.
A leitura é a extensão da
escola na vida das pessoas. A maioria
do que se deve aprender na vida terá
de ser conseguido através da leitura
fora da escola. A leitura é uma
herança maior do que qualquer
diploma.
(CAGLIARI, 1991, p. 148)
RESUMO
variadas razões que justificam o fracasso escolar, dentre elas está a dificuldade
na aquisição da leitura e o desestímulo em relação à aprendizagem. No cotidiano
escolar, acontecem repetências recorrentes em alunos das séries iniciais do Ensino
Fundamental por dificuldades na aquisição da leitura ou por fazerem uma leitura
somente por decodificação, sem o domínio da compreensão e uso do pensamento.
Instigante preocupação com as dificuldades metalinguísticas apresentadas pelas
crianças atendidas, além da defasagem idade/série em sua vida acadêmica, tornou-
se o foco desta pesquisa sobre Consciência Fonológica – Um Facilitador para
Aquisição da Leitura. Por estar comprometida com a situação que requer
compreender o processo percorrido pelos sujeitos que apresentam dificuldades na
aquisição da leitura, esta pesquisa visa trabalhar a consciência fonológica como um
estudo piloto de pesquisa/intervenção em cinco alunos que apresentam defasagem
idade/série entre 10 e 14 anos, sem necessidades especiais. Consciência fonológica
é a habilidade de discriminar e manipular os segmentos da fala, um quesito
fundamental para a aquisição da linguagem. Para desenvolver a consciência
fonológica, é necessário desenvolver a consciência de palavras, a consciência de
rimas e aliterações, a consciência de sílabas e, finalmente, a consciência de
fonemas, com um grau de dificuldade crescente, o que permite às crianças
acompanharem as atividades e se beneficiarem delas.
Palavras-chave: Leitura. Consciência fonológica. Fracasso escolar.
ABSTRACT
There are many reasons to justify the school’s failure. Two specific items stand out in
particular: the difficulty pupils experience in the reading acquisition, and the
disinterest related to learning. Some of the pupils fail in the first years of Primary
School due to difficulties in the acquisition of reading, or because they read in a
decoded manner without total comprehension. The concern about the met linguistics
difficulties showed by the studied children, besides the age/class deterioration in their
academic life, became the focus of this project about Phoneme Awareness A Way
to Facilitate the Reading Acquisition. For being completely connected to the situation
that requires the understanding of the process that makes people have difficulties in
the acquisition of reading, this project aims to work the phoneme awareness as a
pilot study of research and mediation in five pupils who are between ten and fourteen
years old, without special needs, but who showed deterioration age/class. Phoneme
awareness is the ability of itemize and manipulate the segments of words, a
fundamental point for the acquisition of the language. To improve the phoneme
awareness, it is necessary to improve the word awareness, riming awareness,
syllable awareness and, finally, the phoneme awareness, in an increasing level of
difficulty allowing the children to follow a series of activities and gain the benefits of
them.
Keywords: Reading. Phoneme awareness. School failure.
LISTA DE ANEXOS
ANEXO A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido .............................. 106
ANEXO B – Ficha de Registro da Observação Empírica .................................. 109
ANEXO C – Roteiros das Entrevistas ................................................................. 110
ANEXO D – Teste CONFIAS ................................................................................. 111
ANEXO E – Lista de itens psicolinguísticos componentes da Prova de
Leitura em Voz Alta (baseada em Pinheiro, 1994) ........................ 114
ANEXO F – Quadro demonstrativo dos progressos em leitura pelas
rotas fonológica e rota lexical, através da Prova de Leitura
de Pinheiro (1994) ........................................................................... 115
ANEXO G – Testes Sujeito 1 ................................................................................ 116
ANEXO H – Testes Sujeito 2 ................................................................................ 118
ANEXO I – Testes Sujeito 3 ................................................................................. 120
ANEXO J – Testes Sujeito 4 ................................................................................ 122
ANEXO K – Testes Sujeito 5 ................................................................................ 124
ANEXO L – Quadro representativo da hipótese de escrita dos sujeitos
na pré-intervenção e pós-intervenção. ......................................... 126
ANEXO M – Tabelas de Resultados .................................................................... 127
ANEXO N – Exemplos de atividades utilizadas no processo de
intervenção ...................................................................................... 128
9
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1: Exemplo da hipótese pré-silábica de três alunos – 1º Ano. ............ 65
FIGURA 2: Exemplo da hipótese pré-silábica da escrita do Sujeito 1 ............... 66
FIGURA 3: Exemplo da hipótese silábico-alfabética da escrita de um
aluno – 1º Ano ........................................................................................... 67
FIGURA 4: Exemplo da hipótese de escrita alfabética do Sujeito 4 .................. 69
FIGURA 5: Primeiro exemplo da escrita da palavra “bola” Aluno do
Ano ............................................................................................................. 70
FIGURA 6: Segundo exemplo da escrita da palavra “bola” Aluno do
Ano ............................................................................................................. 70
FIGURA 7: Terceiro exemplo da escrita da palavra “bola” Aluno do
Ano ............................................................................................................. 70
FIGURA 8: Exemplo de escrita das palavras “escada” e “camelo” –
Sujeito 1 ..................................................................................................... 71
FIGURA 9: Exemplo de escrita da palavra “bico” – Sujeito 1 ............................ 71
FIGURA 10: Exemplo de escrita da palavra “árvore” – Aluno do 1º Ano .......... 72
FIGURA 11: Exemplo de escrita da frase “O bolo é de chocolate”
Sujeito 4 ..................................................................................................... 72
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 11
1 LEITURA – EXPRESSÃO/COMPREENSÃO DA REALIDADE ........................... 17
1.1 A FACILIDADE DA LEITURA SOBRE A ESCRITA ........................................... 20
1.2 AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA ...................................................................... 21
1.3 AS ROTAS DE LEITURA ................................................................................... 22
1.4 A FLUÊNCIA NA LEITURA ................................................................................ 24
2 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ............................................................................ 26
2.1 O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E A TEORIA PIAGETIANA ....................... 27
2.2 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A RELAÇÃO COM A LEITURA E
ESCRITA ....................................................................................................... 31
2.3 COMPONENTES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ....................................... 32
3 NATUREZA SOCIOCULTURAL – A RELAÇÃO COM O SABER ....................... 35
3.1 O ALUNO E O FRACASSO ESCOLAR ............................................................. 41
3.2 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ..................................................................... 43
3.3 O MEIO SOCIAL E FAMILIAR ........................................................................... 47
3 4 FATORES SOCIAIS QUE FAVORECEM O FRACASSO ESCOLAR ................ 50
3.5 A ESCOLA E O PROFESSOR ........................................................................... 52
4 METODOLOGIA ................................................................................................... 55
4.1 INSTRUMENTOS ............................................................................................... 60
4.1.1 CONFIAS (Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação
Sequencial) ................................................................................................ 60
4.1.2 Prova de Leitura em Voz Alta baseada em Pinheiro .................................. 63
4.1.3 Hipóteses de Escrita Propostas por Ferreiro e Teberosky ........................ 63
5 PERFIS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS .......................................................... 73
5.1 SUJEITO 1 ......................................................................................................... 73
5.2 SUJEITO 2 ......................................................................................................... 76
5.3 SUJEITO 3 ......................................................................................................... 78
5.4 SUJEITO 4 ......................................................................................................... 80
5.5 SUJEITO 5 ......................................................................................................... 81
6 INTERVENÇÃO .................................................................................................... 84
6.1 PRÉ-INTERVENÇÃO ......................................................................................... 84
6.2 PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE INTERVENÇÃO ................................ 84
6.3 PÓS-INTERVENÇÃO ........................................................................................ 92
7 DISCUSSÃO GERAL ........................................................................................... 93
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 97
REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 102
ANEXOS ................................................................................................................ 105
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo