SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 11
1 LEITURA – EXPRESSÃO/COMPREENSÃO DA REALIDADE ........................... 17
1.1 A FACILIDADE DA LEITURA SOBRE A ESCRITA ........................................... 20
1.2 AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA ...................................................................... 21
1.3 AS ROTAS DE LEITURA ................................................................................... 22
1.4 A FLUÊNCIA NA LEITURA ................................................................................ 24
2 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ............................................................................ 26
2.1 O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E A TEORIA PIAGETIANA ....................... 27
2.2 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A RELAÇÃO COM A LEITURA E
ESCRITA ....................................................................................................... 31
2.3 COMPONENTES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ....................................... 32
3 NATUREZA SOCIOCULTURAL – A RELAÇÃO COM O SABER ....................... 35
3.1 O ALUNO E O FRACASSO ESCOLAR ............................................................. 41
3.2 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ..................................................................... 43
3.3 O MEIO SOCIAL E FAMILIAR ........................................................................... 47
3 4 FATORES SOCIAIS QUE FAVORECEM O FRACASSO ESCOLAR ................ 50
3.5 A ESCOLA E O PROFESSOR ........................................................................... 52
4 METODOLOGIA ................................................................................................... 55
4.1 INSTRUMENTOS ............................................................................................... 60
4.1.1 CONFIAS (Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação
Sequencial) ................................................................................................ 60
4.1.2 Prova de Leitura em Voz Alta baseada em Pinheiro .................................. 63
4.1.3 Hipóteses de Escrita Propostas por Ferreiro e Teberosky ........................ 63
5 PERFIS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS .......................................................... 73
5.1 SUJEITO 1 ......................................................................................................... 73
5.2 SUJEITO 2 ......................................................................................................... 76
5.3 SUJEITO 3 ......................................................................................................... 78
5.4 SUJEITO 4 ......................................................................................................... 80
5.5 SUJEITO 5 ......................................................................................................... 81
6 INTERVENÇÃO .................................................................................................... 84
6.1 PRÉ-INTERVENÇÃO ......................................................................................... 84
6.2 PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE INTERVENÇÃO ................................ 84
6.3 PÓS-INTERVENÇÃO ........................................................................................ 92
7 DISCUSSÃO GERAL ........................................................................................... 93
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 97
REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 102
ANEXOS ................................................................................................................ 105