Fernanda Meirelles Fávaro
182
NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, A. (coord.). As organizações
escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.15-43.
OLIVEIRA, M. K., TAILLE, Y. & DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas
em discussão. 15 ed. São Paulo: Summus, 1992.
ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS BILÍNGÜES DO ESTADO DE SÃO PAULO. OEBi. 2007.
www.oebi.com.br; link “Saiba Mais”. Acessado em 11 de fevereiro de 2007 às 14:00.
PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M.; CHARLIER, É (org.). Formando professores
profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Trad. MURAD, F. & GRUMAN, E. 2.ed.
Porto Alegre: Artmed, 2001.
PEREIRA, E. e TEIXEIRA, Z. A educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, I. (org.)
LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 4.ed. São Paulo: Cortez. 2000. p. 87-109.
POPKEWITZ, T. S. Profissionalização e Formação de professores. Algumas notas sobre a sua
história, ideologia e potencial. In NÓVOA, A.(coord.). Os professores e sua formação. Lisboa:
Dom Quixote, 1992/1995. p 35-50.
ROCHA, M. Adaptação de resenha de: SPOLSKY, B. Bilingualism. In: WARDHAUGH, R. &
BROWN, H. A survey of Applied Linguistics. The University of Michigan Press, 2005.
SAVILLE - TROIKE, Muriel. First and second language acquisition. In: TUEBA, Henry T.
Bilingual Multicultural education and the professional: from theory to practice. Massachusetts:
Newbury House, 1979.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SHULMAN, L.S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational
Review, v.57, n. 1, 1987. p.01-22.
SMITH, M.S. & TRUSCOTT, J. Stages or Continua in Second Language Acquisition: a MOGUL
Solution. Applied Linguistics, Oxford, v.26, n.2, p.219-240, jun.2005.
SOARES, Maria A.L. A educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados; Bragança
Paulista, 1999.
STAKE, R. Case studies. In: DENZEL, N.K. & LINCOLN, Y.S (orgs.) The sage handbook of
qualitative research. 3.ed. Thousand Oaks: Sage, 1998, p.443-466.
TABORS, P. & Snow, C.E. English as a second language in preschools. In: GENESEE, F. (org.).
Educating second language children: the whole child, the whole curriculum, the whole comunity.
New York: Cambridge University Press. 1994. p.103-125.
TABORS, Patton O. One child, two languages: a guide for preschool educators of children learning
English as a second language. Baltimore: Paul H. Brookes Plublishing Co, 1997.
VALENTE, I. A Nova LDB em Questão. Centro de Documentação e Informação Coordenação de
Publicações. Brasília: 2001. Trabalho elaborado pelo deputado Ivan Valente com o objetivo de
discutir o conteúdo da LDB.