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do Partido do PAIGC as características da sociedade guineense. Segundo Amílcar Cabral
(1976), a sociedade tradicional Balanta estaria numa fase de “desagregação do comunismo
primitivo
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”, uma sociedade sem classes e sem Estado
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, onde a terra, que é base da vida,
pertence a todos os indivíduos que nele habitam; uma família Balanta cultiva a sua
bolanha
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, mas não a pode vender; sua bolanha pertence, como todas as demais, à
tabamca
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ou conjunto de tabamcas.
A produção também é essencialmente coletiva, pois todas as operações agrícolas,
desde a preparação dos terrenos até a colheita, são combinadas pelo conjunto dos chefes de
família. Neste sistema, o trabalho produtivo, sem perder a dimensão familiar, tem sempre
características comunitárias, o mesmo acontecendo com o usufruto dos bens produzidos,
administrados coletivamente
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.
Em contraste com este modelo econômico-social dos Balantas, há outra sociedade
tradicional representativa na Guiné-Bissau os Fulas. Situam-se no pólo oposto e suas
sociedades são fortemente hierarquizadas, com estratificação de classes, com Estado, enfim
suas sociedades se encontram organizadas em pirâmide, no topo da qual se encontra o
regulo
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, ligado a uma espécie de corte de sacerdotes e nobres; em seguida encontram-se as
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Na linguagem espontânea própria do “seminário de quadros”, Amílcar Cabral desenvolvia assim este tema:
“a sociedade Balanta é uma sociedade que talvez esteja na fase de desagregação do comunismo primitivo,
mas já muito longe do comunismo primitivo, tão longe que não tem nada de parecido [...] é a desagregação já
na última fase talvez, mas influenciada grandemente, nos últimos 60 a 80 anos, pela dominação colonial.
Porque a sociedade Balanta, por exemplo, e qualquer outra sociedade da Guiné, não tinha dinheiro, mas o
colonialismo trouxe o dinheiro, o ciclo da moeda que muda logo todas as relações da sociedade”. As citações
seguintes são do “seminário de quadros em 1969”.
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A sociedade Balanta é uma sociedade sem classes, em que todos os indivíduos estão no mesmo nível. [...]
“chama-se do tipo horizontal ou sociedade sem Estado”, é uma sociedade, portanto, que não tem meios para
reprimir as pessoas, como um órgão constituído, como um órgão de repressão, a não ser leis e costumes
próprios, que transmitem oralmente de geração em geração, a o que as pessoas procuram respeitar.
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Bolanha é o termo local que designa o campo cultivado de arroz.
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Tabamca é o termo local para designar as aldeias habitadas por estes.
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Quando se apura, cada colheita dos Balantas é repartida da seguinte forma: uma parta da colheita é
reservada para o consumo durante o ano inteiro, uma outra parte é guardada para semente, outra ainda é
vendida e finalmente uma última parte é reservada para as freqüentes “festas” – casamentos, funerais etc.,
onde os excedentes são gastos com grande opulência (a grandeza da festa exprime o poderio econômico de
quem a oferece).
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Chefes tradicionais, que são representantes máximos do Estado Fula, têm seus elementos de informação,
sua guarda, seus administradores, porque pode ter vários sítios onde ele tenha que representar-se, conta ainda
com estruturado sistema de segurança para defender aquele domínio de classe. Ele é ligado a altos sacerdotes,