cristãos (conforme o Novo Testamento
12
). A ambigüidade deste entendimento onomástico,
porém, não é um paradoxo para os cristãos, pois para estes Deus (Iahweh
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), Jesus
(Yehoshú´a
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) e o Espírito Santo (o qual será o responsável pela fecundação de “Iahweh” /
“Yehoshú´a” no ventre casto de Maria) são um só conforme o dogma da Santíssima
Trindade.
Sendo assim, ao colocar Salvador pai renascendo da morte pela castidade do casal
Maria e José, Santareno parece se apoiar, com pertinência, na idéia católica de “uno” que
afirma que o Pai e o filho Salvador são um só ser.
Outro fato que nos revela um autor conhecedor do catolicismo é o vínculo que
Santareno constrói entre a personagem de José e a casa de Deus. No enredo de A promessa,
José é filho de Salvador.
Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó como El Shaddai; mas meu nome, Iahwed, não lhes fiz conhecer. Também
estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra que residiam como estrangeiros. E
ouvi os gemidos dos israelitas, aos quais os egípcios escravizavam, e me lembrei da minha aliança. Portanto,
dirás aos Israelitas: Eu sou Iahwed, e vos farei sair de debaixo das corvéias dos egípcios, vos libertarei da sua
escravidão e vos resgatarei com o braço estendido e com grandes julgamentos. Tomar-vos-ei por meu povo, e
serei o vosso Deus.” (Êxodo, 6, 2-8). Acrescentamos ainda a passagem em que o povo israelita passa pelo mar
em seco e os soldados egípcios são destruídos: “Os israelitas entraram pelo meio do mar em seco; e as águas
formaram como um muro à sua direita e à sua esquerda. Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles
(...) até o meio do mar. Iahwed disse a Moisés:´Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem
contra os egípcios (...) Moisés estendeu a mão sobre o mar e este, ao romper da manhã, voltou para o seu leito
(...) E Iahwed derribou os egípcios para o meio do mar; e não escapou um só deles. Naquele dia, Iahwed
salvou Israel das mãos dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos à beira mar.” (Êxodo, 14, 22-31).
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Em várias passagens do Novo Testamento, os Evangelhos citam Jesus como o Salvador. Destacamos aqui
duas destas citações. Mateus refere-se à missão salvadora de Cristo quando narra a fala do Anjo do Senhor a
José: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito
Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus
pecados”. (Mateus, 1, 20-21). Lucas fala de Jesus Salvador quando relata a palavra do Anjo do Senhor aos
pastores: “Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje
um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.” (Lucas, 2,10-11).
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No livro Êxodo, que compõe parte do Antigo Testamento, assim é relatado o encontro entre Deus (Iahweh)
e Moisés (Moshê)– “O Senhor disse: ‘Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi os seus
clamores por causa de seus opressores; pois eu conheço as suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-lo da
mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, (...) Vai, pois, e eu te envio ao
faraó para fazer sair do Egito o meu povo, os israelitas’. (...) Moisés disse a Deus: ‘Quando eu for aos
israelitas e disser: O Deus de vossos pais me enviou até vós; e me perguntarem: ´Qual é o seu nome?’ Que
direi?’ Disse Deus a Moisés (...) ‘EU SOU me enviou até vós. (...) Iahweh, o Deus de vossos pais, o Deus de
Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, me enviou até vós. É o meu nome para sempre, e é assim que me
invocarão de geração em geração”. (Êxodo, 3, 7-15)
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O nome de Jesus (em hebraico Yehoshú´a) significa Iahweh salva.