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1.1.3 Justificativa
A escolha do objeto e dos objetivos desta pesquisa é plenamente justificada, uma vez
que a maioria dos autores que escrevem sobre design trata essas duas categorias como etapas
pertinentes e que devem estar nos estudos para o desenvolvimento do produto, estabelecendo
tópicos específicos que descrevem a função estética aplicada, em que o design trabalha os
atributos do exterior e do estilo
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que organizaram a parte visual da “forma do produto” (tópico
a ser definido na revisão bibliográfica). Isso irá preceder aspectos psicológicos da percepção
sensorial desse produto e, para tanto, o designer deve possuir uma bagagem cultural,
conceitual e tecnológica, razão pela qual a inovação entra com a formação das características
técnicas que o designer equacionará e resolverá de maneira adequada e criativa a aparência
estética do produto. (GOMES FILHO, 2006). O estudo estético-formal do objeto é o resultado
final de sua aparência, adotando-se elementos e sinais determinados, partindo-se de formas
orgânicas, geométricas ou combinações de elementos em que os princípios da Gestalt
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são
observados. “Inovação” e “estética” são requisitos básicos para o desenvolvimento dos
produtos de design. Esses dois requisitos devem ser trabalhados simultaneamente pelos
acadêmicos para o desenvolvimento de suas propostas, tanto na criação de um novo objeto,
quanto no seu redesign, termo que estará mais aprofundado na revisão bibliográfica.
Porém, para os TCCs apresentados, espera-se do estudante que, partindo das pesquisas
realizadas, obtenha resultados com produtos inovadores, interessantes e originais,
demonstrando assim o grau de conteúdo adquirido durante o curso.
Para Baxter (2000, p. 51), “o projeto mais excitante e desafiador é aquele que exige
inovação de fato”. A estética inserida nos trabalhos pela procura correta do estilo a ser
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O sentido mais comum do termo “estilo” remete a um modo peculiar de expressão e atuação. A etimologia
mostra que o termo vem da palavra stilus, que designava um instrumento de escrita (um objeto pontiagudo para
escrever sobre cera), e que, por derivação, passou a denotar a maneira de escrever, posteriormente a palavra
tomou uma forma de expressão. Atualmente, o termo tem uma gama bem variada de aplicações, mas todas de
alguma maneira referindo-se a um modo distinto, que pode ser reconhecido, de fazer algo. (INTERNATIONAL
ENCYCLOPAEDIA OF THE SOCIAL SCIENCIES, 1968). Já para Ostrower (1990, p. 238), “o estilo é a
expressão direta de valores vivenciados por alguém”. Estilo é, portanto, o modo de formar, modo de escolher, de
montar, de pensar, que implica em um determinado gosto que, de certo modo, revela uma espiritualidade.
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Gestalt é uma Escola de Psicologia Experimental, fundada por Von Ehrenfels, filósofo vienense de fins do
século XIX, precursor da psicologia da Gestalt. O movimento gestaltista atuou principalmente no campo da
teoria da forma, com contribuição relevante aos estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem,
memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais. Cabe acrescentar ainda que o termo
Gestalt se generalizou, dando o nome ao movimento no sentido mais amplo de verificar a integração das partes
em oposição à soma do “todo”. Em termos de Design Industrial, o termo se vulgarizou significando “boa forma”.
(GOMES FILHO, 2003).