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variações na forma, incluída aí a forma gramatical em sentido estrito
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, mas
preserva os mesmos parâmetros estilísticos. É importante, ainda, notar a
ênfase em certas qualidades relativas a conceitos como iucunditas, sublimitas,
claritas, grauitas, etc.
Raro adsurgit Hesiodus magnaque
pars eius in nominibus est
occupata... §52.
Ocasionalmente aparece Hesíodo, e
grande parte de sua obra está ocupada
por uma relação de nomes.
Contra in Antimacho uis et grauitas et
minime uulgare eloquendi genus
habet laudem ...§53.
De modo contrário, em Antímaco merece
elogio a força, a gravidade e seu gênero
minimamente vulgar de discurso.
Arati materia motu caret, ut in qua
nulla uarietas, nullus adfectus, nulla
persona...§55.
A temática de Arato carece de vitalidade,
de uma tal forma que nela nenhuma
variedade exista, nenhum sentimento,
nenhuma personagem caracterizada
Simonides, tenuis alioqui, sermone
proprio et iucunditate quadam
commendari potest ...§64.
Simônides, por sua vez, pode ser
recomendado por sua linguagem própria e
por um certo encanto prazeroso.
Tragoedias primus in lucem
Aeschylus protulit, sublimis et grauis
et grandilocus saepe usque ad
uitium, sed rudis in plerisque et
incompositus ...§66.
Quanto às tragédias, Sófocles foi o
primeiro a trazê-las ao brilho da luz.
Sublime, grave e grandiloquente, muitas
vezes, porém, ao excesso, mas rude em
muitas passagens e até mesmo
desconcertado.
Densus et breuis et semper instans
sibi Thucydides, dulcis et candidus et
fusus Herodotus ...§73.
Denso, preciso e exigente de si mesmo,
assim é Tucídides; doce, lúcido e profuso,
assim é Heródoto.
His aetate Lysias maior, subtilis
atque elegans et quo nihil, si oratori
satis sit docere, quaeras perfectius
...§78.
Lysias, que é anterior em geração a estes,
é sutil e elegante: nada mais perfeito do
que ele se busque fazer, se o bastante
seja fazer aprender a um orador.
Isocrates in diuerso genere dicendi
nitidus et comptus et palaestrae
quam pugnae magis accommodatus
Isócrates é brilhante e bem preparado
numa forma diferente de oratória, mais
adequado para a sala de exercícios do
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Referimo-nos aqui também ao fato de que o nome do autor ora aparece citado em
nominativo, ora em ablativo e assim por diante.