9
continuamente, como é o caso na indústria de processo, uma parada pode ser muito
cara e o gerenciamento tentará minimizar a duração e a freqüência. Destes serviços
de manutenção que freqüentemente compartilham um ou mais setups preparatórios, o
agrupamento de serviços de manutenção geralmente é visto como um instrumento
poderoso para reduzir custos de parada.
O agrupamento de serviço de manutenção pode ser modelado a longo prazo e
a curto prazo. A longo prazo, os serviços de manutenção são combinados em pacotes
de manutenção, que são executados em intervalos fixos. A curto prazo, circunstâncias
típicas como oportunidades de manutenção e mão de obra exigida são levadas em
conta. Tipicamente, agrupamentos a curto prazo são usados em uma fase de
planejamento operacional, agrupamentos a longo prazo são aplicados em decisões
estratégicas de fabricação.
Geralmente, o planejamento de serviços de manutenção preventiva é o foco da
atenção da literatura, onde a correlação entre vários serviços é essencial devido ao
aproveitamento dos setups. Um dos problemas encontrados na prática, é que grande
número de componentes, modelos matemáticos são difíceis de serem analisados.
Além das políticas de otimização que são freqüentemente muito complexas para
serem implementadas, em sistemas de apoio de decisão para planejamento de
manutenção. Então, uma subdivisão do modelo matemático tem sido preferida, os
resultados de modelos matemáticos por componentes individuais, são usados para
entradas em um modelo compreensivo.
O agrupamento de freqüência de restrição para serviço de manutenção, pode
ser visto como um modelo compreensivo, desde que a freqüência de cada serviço de
manutenção seja conhecida com antecedência.
Tipicamente, a freqüência de um serviço de manutenção é determinada com o
uso de modelos matemáticos, em muitas situações práticas, porém, o uso de modelos
matemáticos não é possível devido a uma falta de dados históricos. Nestes casos, as
freqüências normalmente estão baseadas em dados subjetivos ou em opiniões de