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regras que definem a perda ou ganho. 2. Passatempo” (FERREIRA, 2000, p. 408). Temos,
então, um sentido amplo associado a este vocábulo: o jogo pode significar desde movimentos
simples que a criança realiza em seus primeiros anos de vida, como o de agitar objetos, até
atividades mais ou menos complexas, como jogos tradicionais ou o desporto
institucionalizado, porém sem afastar o sentido do brincar, da atividade lúdica.
Jogos1, brinquedos2, brincadeiras3, lúdico4 são termos que nos remetem ao
universo infantil; contudo, o jogo faz parte da essência humana, sendo uma atividade pela
qual o homem pode atuar espontaneamente ou baseado em regras ou normas.
A partir da definição dos termos citados, Silva (2006) conclui que: “[...] o lúdico é
uma categoria geral de todas as atividades que têm características de jogo, brinquedo e
brincadeira” (p. 18). Adiante, a mesma autora afirma:
Jogar também é brincar com o jogo. O jogo pode existir por meio do
brinquedo, se os “brincantes” lhe impuserem regras. Percebe-se, pois, que o
jogo, brinquedo e brincadeira, embora possam se diferenciar, estão
imbricados; sendo que o lúdico abarca todos eles (p. 19).
Salientamos que nesta pesquisa nos apropriamos desse sentido de lúdico, ou seja,
com o significado que inclui o jogo e a brincadeira.
Nos últimos tempos, o lúdico tornou-se objeto de interesse de pesquisadores em
decorrência da sua importância para a criança e da afirmação de que é uma prática que auxilia
o desenvolvimento infantil, contribuindo para superar as dificuldades de aprendizagem,
concentração, atenção, raciocínio e promovendo a construção ou potencialização de
conhecimentos. Para Silva (2006):
O lúdico deve permear a prática escolar, fluindo e manifestando-se na
criatividade. Portanto, é necessário que os adultos, pais e educadores tenham
convicção e levem a sério a importância do brincar, pois a criança em idade
pré-escolar começa a experimentar necessidades, em que os desejos não
realizáveis podem ser realizados por meio do brinquedo, como um mundo
1
“Do ponto de vista educacional, a palavra jogo se afasta do significado de competição e se aproxima de sua
origem etimológica latina, com o sentido de gracejo ou mais especificamente divertimento, brincadeira,
passatempo. Desta maneira, os jogos infantis podem até excepcionalmente incluir uma ou outra competição, mas
essencialmente visam estimular o crescimento e aprendizagens e seriam melhor definidos se afirmássemos que
representam relação interpessoal entre dois ou mais sujeitos realizada dentro de determinadas regras”
(ANTUNES, 2003, p. 9).
2
“O brinquedo poderia ser considerado como o espaço de possibilidade dos fenômenos criativos dos seres
humanos. Seria no espaço lúdico, no brincar, que as crianças e os adultos teriam possibilidades de serem
criativos, de utilizarem sua personalidade integral” (BUJES, 2000, p. 217).
3
“A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social (Brougère, 1997). Aprendem-se as formas, o vocabulário
típico, as regras e o seu momento de enunciá-las, as habilidades específicas requeridas para cada brinquedo, os
tipos de interações condizentes etc.” (PONTES e MAGALHÃES, 2003, p. 2).
4
“A palavra lúdico significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras, e é
relativo também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte” (SANTOS, 2000, p. 57).