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2.2.2 – O tráfego postal nacional
De acordo com os dados de planilhas do Departamento de Informações, Pesquisa
e Análise da ECT (DIPAN), é possível detectar um incremento no volume total de
encomendas
9
, que salta de cerca de 6 milhões de unidades no ano 2000, para quase
16 milhões em 2007. Isto se deve, em grande parte, ao surgimento de novos produtos
oferecidos a partir de 2002, destacando-se, dentre eles, as novas modalidades do
Serviço de Encomenda Expressa – SEDEX, assim como as encomendas PAC, em
2003 (não expressas), atendendo novas necessidades do mercado. Já o volume de
mensagens
10
também apresenta crescimento, sendo esta a modalidade ainda
predominante dentre os serviços postais, correspondente a mais de 50% de
participação como segmento de negócio
11
na receita de vendas.
Apesar do incremento da utilização da Internet
12
como meio de comunicação,
verifica-se, pois, o crescimento da utilização de mensagens via correios, além de um
crescimento das necessidades de mercado geradas justamente pela utilização da rede
de computadores. Observa-se, entre os anos de 2001 e 2006, que a venda de produtos
através da Internet apresentou um crescimento do seu faturamento em 76%
13
. Este
segmento de comércio, conhecido como e-commerce, demonstra-se estar em
expansão, e, de acordo com Felipini (2008), a demanda por mais insumos provocada
pelo crescimento do e-commerce, estimula o crescimento e a especialização de setores
diversos como os serviços de entrega, embalagem, produção de papel, transportes,
9
São entendidas como “encomendas”, algumas modalidades de postagem, sendo elas: ENCOMENDA
NORMAL, REEMBOLSO POSTAL, MALOTES, SEDEX, SEDEX CONTRATO, e-SEDEX, SEDEX 10,
SEDEX HOJE, PAC (Relatório Empresarial, abril/2008).
10
São entendidas como “mensagens” as seguintes modalidades de postagens, de maneira simplificada:
cartas, cartões postais, SEED (Serviço Especial de Entrega de Documentos), serviços telemáticos
(telegramas), FAC (franquia autorizada de cartas), cartões via Internet (Relatório Empresarial, abril/2008).
11
Consideram-se, aqui, como segmentos de negócios: encomendas, mensagens, conveniência, logística
e digital, tráfego internacional, financeiro, malote, marketing.
12
De acordo com a definição colocada pelo dicionário Michaelis (2002, pág. 432) a Internet é uma “rede
remota internacional de computadores, descentralizada e de acesso público, que proporciona
transferência de arquivos e dados, juntamente com funções de correio eletrônico, para milhões de
usuários ao redor do mundo”.
13
Levantamento realizado pela empresa e-Bit (www.ebitempresa.com.br) /Compilação: www.e-
commerce.org.br . Disponível em http://www.e-commerce.org.br/STATS.htm#H. Acessado em
05/07/2008.