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Galileu Galilei não a utiliza, apesar de conhecê-la e aceitá-la, simplesmente porque a
natureza magnética da gravidade não é matemática, nem sequer matematizável. Embora
admirador de Gilbert, pois aceita a idéia do grande ímã, Galileu não a utiliza, porque para
aquele a atração da Terra é uma força animada, pois crê nas almas dos astros, enquanto para
Kepler
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não é, embora do seu passado animista conserve a faculdade da Terra poder dirigir-
se por si própria para o seu objeto, sabendo onde deve ir, onde está o corpo que precisa atrair.
Tudo isso são mistérios para Galileu, que não conseguiu explicar, esclarecer, matematizar,
enfim, utilizar, não chegando, assim, a formular o princípio de inércia.
Analisando e explicando melhor os três momentos em que Galileu está muito
próximo do conceito, é forçoso admitir que, por alguns detalhes em seu pensamento, não foi
capaz de conceituar a inércia. Evidentemente, toda sua teoria serviu de suporte para os outros
grandes cientistas, seus sucessores, que identificaram no método galilaico um caminho
indispensável para a nova ciência. Observem-se mais alguns detalhes em que Galileu no
limite da inércia, acaba recuando.
No primeiro momento, o debate se dá com Ptolomeu
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, em relação ao princípio do
movimento circular. Para este, o movimento circular da Terra não era possível, pois geraria
uma força centrífuga tão forte que faria as coisas voarem; até a própria Terra.
Desta tese, Galileu defende-se, argumentando que o movimento é quase nulo e
imperceptível para as coisas que dele participam em conjunto, por isso o movimento de
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Johannes Kepler (1571 – 1630) - homem ainda ligado à Idade Média, filosoficamente está mais perto de
Aristóteles do que de Galileu e Descartes. Para ele, os corpos têm uma tendência natural ao repouso, pois todo
movimento requer uma causa. Assim, o repouso e a paragem são naturais. Não mais admite o lugar natural dos
corpos, ou seja, seu lugar natural é o espaço, assim como o de Bruno. Os corpos só mudam de lugar neste espaço
homogêneo, se uma força os expulsar de lá. Para Kepler, a força magnética de atração da Terra faz com que os
corpos se encontrem ligados a ela como por laços ou correntes formando um sistema ou unidade real. Essa força
de atração substitui o movimento natural dos corpos que Copérnico invocara.
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Claudius Ptolomeus (83 – 161 d.C) - o nome deste astrônomo alexandrino sugere que tenha origem grega, mas
pouco se sabe de sua vida. Viveu na época da dominação romana. Em seu modelo geocêntrico, retoma e
aperfeiçoa o Sistema Deferente-Epiciclo, proposto pelos astrônomos por volta de 300 anos antes de Cristo.
Deferente: é um círculo imaginário em volta da Terra, em cuja periferia se movem aparentemente os astros.
Epiciclo: é o círculo em que um planeta se move e cujo centro se desloca ao mesmo tempo sobre a
circunferência de um círculo maior. O centro do círculo não coincide com a Terra. A velocidade angular é
constante em relação a outro ponto chamado equante. O sistema de esferas giratórias torna-se mais complexo
com a adição do equante e de um número ainda maior de pequenos círculos giratórios. Este sistema possui,
portanto, três pontos mais significativos: o Centro geométrico do deferente circular, que não coincide com a
Terra; a própria Terra, que está fora do centro do deferente e o Equante, ponto ao redor do qual a velocidade
angular do deferente é constante. O equante foi uma das principais objeções de Copérnico ao sistema
ptolomaico, pois introduzia uma variação artificial na regularidade do movimento circular. Porém, para a época,
o sistema de Ptolomeu era o mais refinado, aliado a um detalhado ajuste de parâmetros com os novos dados
experimentais oriundos de observações astronômicas, pois permitia verificar os movimentos e a luminosidade
dos planetas, obtendo um sucesso sem precedentes em suas predições. No que se refere especificamente ao
movimento da Terra, Ptolomeu é aristotélico, pois afirmava que não há movimento algum por parte da Terra,
porque se isso ocorresse seria um desastre, na medida em que o movimento de rotação expulsaria os corpos, bem
como não haveria movimento retilíneo dos mesmos.