110
KAMII, C e DEVRIES, R. Jogos em Grupo na Educação Infantil: implicações da
teoria de Piaget. São Paulo: Artes Médicas, 1996.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª e 8ª
série. São Paulo: Editora Rêspel, 2003.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana L. S.; PASSOS, Norimar C. Aprender com
jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana L. S.; PASSOS, Norimar C. Os jogos e o
lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre. Editora Artmed, 2005.
MAGINA, Sandra. CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. As Estratégias dos
alunos na Resolução de Problemas Aditivos: um estudo diagnóstico. T.
Educação Matemática Pesquisa. Educ. São Paulo vol. 6 nº 01, 2004.
MAGINA, Sandra. CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. NUNES, Terezinha.
GITIRANA, Verônica. Repensando adição e subtração – contribuições da teoria
dos Campos Conceituais. São Paulo: PROEM Editora Ltda, 2001.
MENDONÇA, Tânia Maria. PINTO, Sandra Maria, CAZORLA, Irene Mauricio e
RIBEIRO, Eurivalda. As Estruturas Aditivas nas Séries Iniciais do Ensino
Fundamental: um diagnóstico em contextos diferentes. Revista
Lationoamenricana de Investigación em Matemática Educativa, Julio, ano/vol.
10 número 002. Distrito Federal, México, 2007.
MENEZES, Josinalva Estácio. A interação Alunos-Jogos Matemáticos em
Ambientes Extra-Classe. (Dissertação de Mestrado) Mestrado em Educação,
UFPE, Recife, 1996.
MOREIRA, Marcos Antonio. A teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o
Ensino de Ciências e a Pesquisa nesta Área. Investigações em Ensino de
Ciências vol. 7, nº 1, março de 2002. Instituto de Física, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil. Disponível em:
<www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol7/n1/v7n1a1.html>. Acessado em: 02 abr.
2006.
MOURA, Manoel Orisvaldo. A Séria Busca do Jogo: do lúdico na matemática.
In: KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São
Paulo: Cortez, 2000.
NASCIMENTO, Noemia Fabiola Costa. A Resolução de Problemas de
Estrutura Aditiva por Crianças da Educação Infantil: o uso de jogos e
problemas escolares. (Dissertação de Mestrado) Mestrado em Educação,
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
NUNES, Terezinha e BRYANT, Peter. Crianças Fazendo Matemática. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1997.
NUNES, Terezinha et al. Educação Matemática 1 - Números e as Operações
Numéricas. São Paulo: Editora Cortez, 2005.