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Trechos das respostas da professora C
Ciência é um conjunto de conhecimentos que tem aplicabilidade prática. [...] condiz com a realidade
do hoje, do agora, porque daqui a dez anos pode ser diferente. [...] Que pode ser modificada mais
tarde. É isso que eu digo aos meus alunos, nada tá pronto, nada tá acabado. (aspectos relevantes da
concepção de ciência)
Olha, a tecnologia é o quê? É a aplicação do conhecimento no fazer, não é? É o conhecimento da
ciência no fazer, no aplicar e que isso promova um bem comum, tal como televisor, telefone,
rádio.(aspectos relevantes da concepção de tecnologia)
Sociedade é um povo que vive numa comunidade, sofrendo interferências de outras comunidades.
Ninguém nunca está só, você nunca é só. [...] tem as comunidades científicas formadas pelos
cientistas, as comunidades dos dentistas, os odontólogos, a comunidade dos professores, que já é
outra coisa também, não é? (aspectos relevantes da concepção de sociedade)
Eu acho que uma não sobrevive sem a outra. Porque de onde vem a tecnologia? Vem da ciência, e
quando não vem a tecnologia faz a ciência dela.
(Em outro momento da entrevista foi questionado se a tecnologia influencia na ciência)
A tecnologia? Sim, claro. Ela melhora não é? Num experimento, por exemplo, você tem a ciência e
quer comprová-la, aí você usa a tecnologia como meio. (aspectos relevantes da concepção sobre
inter-relações ciência-tecnologia)
Na prática existe uma relação entre a ciência e a sociedade. Mas a gente acha que não. Que a ciência
está longe. [...] Mas ela (a ciência) está junto da gente, porque se não tivesse, como teríamos
remédios, cosméticos, tecidos, novos adubos.
(Em outro momento da entrevista foi questionado se a ciência sofre influência de fatores externos)
Com certeza. O poder, o dinheiro. Os fatores externos como o econômico, o social, influenciam a
pesquisa científica.
(Em seguida, foi questionado se a sociedade deve interferir nos rumos da pesquisa científica)
Não, eu acho que a sociedade não deve interferir de jeito nenhum na pesquisa científica, pois nunca
vai se chegar a um consenso. (aspectos relevantes da concepção sobre inter-relações ciência-
sociedade)
(Em outro momento da entrevista foi solicitado que a professora identificasse alguma relação entre a
sociedade e a tecnologia)
Assistir televisão, o telefone, que mais..., o nosso tipo de alimentação, pois estão aí os alimentos
irradiados, as frutas, verduras protegidas para durarem mais, os remédios, os cosméticos.
Antigamente, quando se tinha um dente com cárie só fazia arrancar esse dente, hoje (devido à
tecnologia) o dente estragado pode ser refeito. (aspectos relevantes da concepção sobre inter-
relações tecnologia-sociedade)
A professora C revela uma concepção de ciência como um conjunto de conhecimentos que
estaria associado ao contexto sócio-histórico no qual é produzido. Da análise de suas
respostas, percebemos duas características da ciência: a aplicabilidade do conhecimento
científico e a transformação desse conhecimento ao longo dos anos. Entendemos que a
professora expressa uma concepção não dogmática de ciência, ou seja, a mesma não se
constitui de verdades e certezas absolutas. Entretanto, consideramos importante ressaltar que
não há menção sobre como a professora concebe a transformação dos conhecimentos
científicos ao longo da história. Nesse sentido, seria importante que não se configurasse uma
imagem de ciência como produto do acúmulo linear do conhecimento (CACHAPUZ et al,
2005), pois tal visão pode desfavorecer uma postura crítica e ativa no processo de
desenvolvimento científico da sociedade, uma vez que não seriam evidenciadas possíveis
rupturas e redirecionamentos em tal processo. Nessa perspectiva, a idéia de ciência como