RESUMO
VITORELLO, T. Análise de Desempenho de Estrutura de Pavimento Flexível da Rodovia
BR-290/RS no Trecho Osório – Porto Alegre. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia
Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre.
Os modelos de previsão de desempenho são ferramentas fundamentais em um Sistema de
Gerência de Pavimentos. Embora de grande importância, especificamente no Brasil, tem-se
dado pouca atenção para a calibração e validação desses modelos. Acaba-se adotando
modelos genéricos, obtidos em condições totalmente diferentes das existentes na malha
administrada. Para uma gerência correta dos pavimentos de uma rodovia, torna-se
fundamental a definição de modelos representativos das condições estruturais e funcionais dos
pavimentos administrados. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho de uma
estrutura de pavimento flexível da rodovia BR-290/RS, desenvolvendo, a partir dessa
avaliação, modelos que representem a tendência do comportamento do pavimento. A rodovia
BR-290/RS está, no trecho entre as cidades de Osório e Porto Alegre, sob concessão da
Concessionária da Rodovia Osório - Porto Alegre S/A – Concepa, desde o ano de 1997. Uma
das principais ações a serem realizadas pela concessionária no período em que este trecho da
rodovia está sob sua administração é a execução do alargamento das pistas da mesma, com a
construção de uma nova estrutura de pavimento junto à plataforma existente, sendo essa a
estrutura de pavimento analisada nesta pesquisa. A estrutura contempla 8cm de revestimento
asfáltico, 15cm de base, 30cm de sub-base e 60cm de camada de reforço. Os pavimentos
inseridos na análise foram construídos entre os anos 2000 e 2007. Para atingir o objetivo da
pesquisa, foram reunidas informações obtidas em levantamentos de deflexões, irregularidade
longitudinal e afundamento de trilha de roda realizados nos últimos anos. As deflexões foram
determinadas em levantamento com o equipamento FWD ocorrido em 2007. A irregularidade
longitudinal e o afundamento de trilha de roda foram obtidos simultaneamente em
levantamentos com o perfilômetro a laser nos anos 2005, 2006 e 2007. De posse dessas
informações, analisou-se o comportamento de tais parâmetros com a ação do tráfego,
desenvolvendo tendências de desempenho para a estrutura. Na análise considerou-se a
influência das intervenções ocorridas nos pavimentos após a sua construção, bem como
diferentes procedimentos adotados nos levantamentos realizados. Em relação às intervenções,
verificou-se que, para a estrutura e dados do estudo, elas foram influentes apenas na evolução
da irregularidade longitudinal. Análises estatísticas foram efetuadas, de modo a definir o
melhor ajuste para cada parâmetro. Após o desenvolvimento de tais tendências de
comportamento do pavimento, as mesmas foram comparadas aos modelos de previsão de
desempenho desenvolvidos em outras pesquisas. Para a irregularidade e o afundamento de
trilha de roda, as tendências apresentadas neste estudo comportaram-se significativamente
semelhantes as de outros modelos encontrados na bibliografia técnica. Por outro lado, para a
tendência referente às deflexões, nenhum dos modelos desenvolvidos em estudos anteriores
apresentou comportamento similar ao encontrado na pesquisa, evidenciando a importância do
desenvolvimento de modelos particulares para cada rodovia e estrutura.
Palavras-chave: pavimentos flexíveis; sistema de gerência de pavimentos; modelos de
desempenho; análise estatística.