RESUMO
VICTORINO, D.R. Análise de Desempenho de um Pavimento Flexível da Rodovia
BR-290/RS Solicitado por um Simulador de Tráfego Móvel. 2008. Dissertação (Mestrado em
Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre.
Estimar com acurácia a vida útil de um pavimento é um dos maiores desafios que enfrentam
os engenheiros rodoviários. Recentemente uma nova ferramenta tem sido utilizada para
estimar de forma mais realista o desempenho de pavimentos; trata-se dos simuladores de
tráfego. Neste contexto, esta dissertação apresenta um estudo do comportamento de um
pavimento flexível típico da Região Sul do Brasil, submetido a ensaios acelerados com um
simulador de tráfego linear móvel (semelhante ao HVS da República Sul-Africana). O
pavimento encontra-se na rodovia BR-290, uma das principais vias do Rio Grande do Sul, que
está desde 1997 sob concessão à iniciativa privada. De maio a outubro de 2007 duas seções
testes com idêntica estrutura de pavimento, construídas em outubro de 2004, foram solicitadas
pelo simulador de tráfego. A primeira seção teste, situada na faixa externa da pista, tinha sido
solicitada pelo tráfego real (com elevada concentração de veículos de carga), estimando-se
que, desde a construção até o início dos ensaios acelerados, recebera aproximadamente
4,0 x10
6
operações equivalentes do eixo padrão (eixo simples com rodas duplas com carga
igual a 8,2 tf), calculadas empregando-se os fatores de equivalência de carga da AASHTO
(N
AASHTO
). A outra seção teste, por estar situada no acostamento da rodovia, praticamente não
tinha sido previamente solicitada pelo tráfego. O simulador de tráfego aplicou a essas seções
testes, respectivamente, 170 mil e 255 mil ciclos de carga de um semi-eixo simples de rodas
duplas de 8 tf (equivalente a carga de eixo de 16 tf). Para acompanhar o comportamento do
pavimento, mediram-se, ao longo dos períodos de ensaio, deflexões e afundamentos nas
trilhas de rodas. Trincas foram medidas e mapeadas, calculando-se um índice de densidade de
trincamento. Dados de temperatura e precipitação pluviométrica também foram obtidos. As
medidas de campo evidenciaram uma significativa aceleração na degradação do pavimento
quando submetido à ação do simulador. Com os ensaios acelerados concluídos, amostras das
camadas asfálticas das duas seções testes foram extraídas, determinando-se em laboratório
valores de resistência à tração, módulo de resiliência (com diferentes tempos de carga) e
curvas de fadiga. Desse modo, foi possível estimar a tendência de desempenho do pavimento
desde a sua construção até o término de sua vida de serviço, comparando-se a ação do
simulador com a do tráfego real. Na análise foram considerados os efeitos da velocidade
(baixa) do carregamento imposto pelo simulador de tráfego nos módulos de deformabilidade
do ligante asfáltico e da mistura asfáltica. Também foi avaliado o efeito acelerador na
degradação do pavimento, decorrente das elevadas tensões geradas pela carga de eixo do
simulador, muito superior às correspondentes a veículos comerciais. Assim, estimou-se que
um ciclo de carga (carga de eixo de 16 tf) do simulador móvel, aplicado à velocidade de
8 km/h, corresponde à passagem de 30 a 40 eixos padrão, na velocidade do tráfego real, e que
a vida de serviço do pavimento analisado é de aproximadamente 8,2
x10
6
eixos padrão
(N
AASHTO
).
Palavras-chave: pavimentos flexíveis; ensaios acelerados; simulador de tráfego móvel; vida
de serviço de pavimentos.