189
Obrigado F1 fico mais tranqüilo pq percebo que não são características de
um ou outro grupo... Chegar a uma situação num chat de ficar sendo
'argüido' sobre o curso...conceitos etc... Detalhe percebi que a maioria não
havia lido nada da etapa do curso. Abraços. F3
F3, alguns alunos iniciantes no online acham que chat é "aula expositiva".
Por isso é bom logo no primeiro chat , explicar o que é um chat? Qual a sua
dinâmica. Agora a pouco falei para uns alunos que estavam calados no chat
o seguinte: chat não é televisão, não é para assistir. Chat não é mídia de
massa. O pólo da emissão ta liberado e a qualidade depende sempre a
participação de todos. Claro que se alguém quer tirar dúvida eu acabo dando
explicações, cito exemplos. Isso até instiga a galera para mais debates. O que
não pode é virar um jogo de perguntas e respostas. O legal é que os alunos
aprendem e resignificam as suas transposições iniciais. Afinal eles sempre
vão esperar aquilo que historicamente vivem no presencial. F1
A imagem vai na veia! O texto escrito tem que processar mais. Vc tocou no
ponto fundamental. Somos da mídia de massa (TV e sala de aula expositiva
estão no mesmo paradigma comunicacional). O importante é articularmos as
mídias de massa (para não perdermos terreno) com as mídias interativas
(para fazermos cultura digital). Precisamos melhor a qualidade das imagens
do texto, os links. Paty, assim que acabar este curso vamos atualizar os
módulos? Principalmente na forma! Tenho links novos de vídeos,
animações... O módulo tem que seduzir mais e mais os leitores.Beijos F4
Olá F1, F2 e F3, Tenho sentido isso na pele, não sei mais o que fazer, tenho
enviado e-mails, postado nos fóruns, discutido nos chats, mas... As
discussões dos fóruns são superficiais e quando propomos novas questões as
discussões eles não lêem, pois se limitam a postar a sua mensagem e
responder a do colega, achando que a interação se dá somente nesse
movimento, isso foi fortíssimo na 1ª etapa, na segunda tem melhorado
bastante, nossa amiga PC 67, tem assumido por livre e espontânea vontade
a mediação de algumas discussões e chamado atenção do grupo para isso,
confesso que tem me auxiliado, pois o grupo ao conversar com um colega
pensa ter cumprido as exigências de interação, infelizmente. Ainda sobre as
leitura, penso, assim como F3, que eles acreditam que como no chat as
discussões são mais rápidas e diversificadas eles podem burlar a leitura e
ficarem baseados no achismos e nas conversas sem foco, já nos fóruns não.
Se observarmos, muitos já opinaram sobre os módulos 3 e 4, porém não
conseguiram postar mensagens, pois a medida que as discussões vão
crescendo eles são levados a saírem do achismos e discutirem teoria, aí
sim, fica tudo mais difícil, eles ainda não conseguem avançar nas críticas e
aos elogios a EAD, só se limitam a discussão sobre o acesso, o custo, aos
baixos salários dos trabalhadores em educação, etc.Eles não se deram ao
trabalho de ler o manual do cursista, acredito também que esse é um dos
motivos das dificuldades apresentadas na compreensão da estrutura
e dinâmica do curso.Estamos sendo chamados a esgotarmos e reinventarmos
as estratégias de interação. Esse é nosso grande desafio, além da difícil
missão de reverter a noção de EAD como uma modalidade de ensino fácil e
rápida. Infelizmente ainda não superamos isso, essa turma prova que ainda
temos muito a fazer. Um beijão a todos, F4
Os dilemas sobre a questão da leitura vão sendo evidenciados, pelo fato de os
professores perceberem algumas participações sem consistência teórica nos fóruns e nos