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RESUMO
Este trabalho apresenta o slogan e suas múltiplas dimensões na
publicidade para o entendimento da sua configuração, da sua relação
com as frases de efeito e da forma de como ele é explorado para a
criação de um discurso hegemônico, que reproduz a prática social
para manipular o imaginário, fortalecer o poder do produto e
influenciar para o consumo. Para a análise, selecionamos dois
cartazes publicitários de cerveja das marcas Antarctica e Skol,
fotografados no mês de junho de 2008, em bares da zona sul de São
Paulo. Apesar da divulgação do mesmo produto, essas publicidades
apresentam diferentes mecanismos para seduzir seu público-alvo e
permitir uma rápida identificação de sua marca. Temos como
referencial teórico duas áreas de estudo: a Teoria Social do Discurso,
que considera o lingüístico no interior do social, descreve, analisa e
interpreta estruturações de poder, dominação e os efeitos que
produzem na ação individual e a Retórica, que fornece suporte para o
exame dos slogans dentro do processo argumentativo. A análise
fundamenta-se em Norman Fairclough (1989,2001), que entende o
discurso como uma forma de ação sobre o outro e sobre o mundo, e
nas pesquisas sobre o slogan publicitário realizadas por Olivier Reboul
(1975) e Luiz Carlos Iasbeck (2002). No campo da Retórica, nas
idéias de Perelman & Tyteca (1996) e novamente Olivier Reboul
(2004), com suas contribuições para o entendimento do discurso
publicitário dentro do âmbito retórico. Contamos ainda com a
contribuição de muitos outros estudiosos, citados ao longo do
trabalho, que serviram de embasamento para as reflexões realizadas.
As análises nos conduziram às seguintes conclusões: no campo da
Teoria Social do Discurso verificamos que o slogan jamais é
empregado de forma ingênua. Nele estão contidos valores, crenças,
relações de poder, enfim, a revelação de uma prática discursiva e
social. E no plano da Retórica identificamos que, apesar da
semelhança na estrutura, o slogan apresenta peculiaridades que não
nos permite considerá-lo uma frase de efeito e que os mecanismos
retóricos utilizados intensificam as expressões, permitem múltiplas
leituras que ultrapassam a idéia de mera demonstração de
criatividade, pois são, na verdade, responsáveis pela competência
persuasiva.
Palavras-chave: slogan, publicidade, discurso, retórica, consumo.