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indesejada; e priorizar aspectos econômicos de custeio, por meio de
quantidades adequadas de substâncias a serem utilizadas. (BRASIL, 2005 b)
Critérios de Qualificação
1. Será valorizada a obra que propicie condições para a construção de uma
compreensão integradora intradisciplinar, no caso de uma obra disciplinar, ou
interdisciplinar, para obras que abordam várias disciplinas. Espera-se que
uma obra destacada na área de ciências naturais propicie uma articulação de
uma visão de mundo natural e social. Não se deve perder de vista que uma
compreensão integrada não implica a dissolução das disciplinas e áreas do
conhecimento estabelecidas nas ciências.
2. Será valorizada a obra que propiciar condições para a aprendizagem da
Ciência como processo de produção do conhecimento e construção cultural,
valorizando a história das ciências. Contudo, a obra deve evitar a
apresentação do conhecimento científico como uma simples forma alternativa
de ver o mundo, tão válida quanto qualquer sistema de crenças. A
problematização do senso comum deve caracterizar a abordagem dos
conceitos, que devem ser tratados de modo contextualizado, problematizando
questões geradoras da produção do conhecimento.
3. será valorizada a obra que envolver o aluno em atividades que permitam a
formação de um espírito científico, como, por exemplo, atividades em que os
alunos levantem hipóteses sobre fenômenos naturais e desenvolvam
maneiras de testá-las, ou em que eles utilizem evidências para julgar a
plausibilidade de modelos e explicações.
4. Será valorizada a obra que apresentar o conhecimento científico de forma
contextualizada, fazendo uso dos conhecimentos prévios e das experiências
culturais dos alunos.
5. Será valorizada a obra que ressaltar o papel das ciências naturais como
instrumento para a compreensão dos problemas contemporâneos, para a
tomada de decisões, fundamentada em argumentações consistentemente
construídas, e a inserção dos alunos em sua realidade social.
6. Será valorizada a obra que estimular o aluno para que desenvolva
habilidades de comunicação científica, propiciando leitura e produção de
textos diversificados, como artigos científicos, textos jornalísticos, gráficos,
tabelas, mapas, cartazes etc. Outra característica valorizada será o estímulo
ao alunos para que desenvolva habilidades de comunicação oral.
7. Será valorizada a obra que garanta a possibilidade de adaptação da prática
pedagógica às condições locais e regionais, sem detrimento da abrangência
nacional da obra.
8. Será valorizada a obra que apresentar uma variedade de atividades,
destinadas à avaliação de diferentes aspectos do processo cognitivo,
incluindo atividades práticas, de síntese, de investigação etc. a metodologia
deve estimular o raciocínio, a interação entre alunos e professores e o
trabalho cooperativo.
9. Será valorizada a obra que propuser discussões sobre as relações entre
Ciência, Tecnologia e Sociedade, promovendo a formação de um cidadão
capaz de apreciar criticamente e posicionar-se diante das contribuições e dos
impactos da ciência e da tecnologia sobre a vida social e individual. (BRASIL,
2005 b).
Segundo o MEC (2005 b) o contexto educacional contemporâneo exige, cada
vez mais, um professor capaz de suscitar nos alunos experiências pedagógicas
significativas, diversificadas e alinhadas com a sociedade em que estão inseridos.