CAMPOS, Alziria Lobo de Arruda. População e sociedade em São Paulo – A cidade no
Império 1823-1899. V. 2. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional. São Paulo:
Pioneiras, 1982.
CARDOSO, Fernando Henrique; IANNI, Octávio. Cor e mobilidade social em Florianópolis.
São Paulo: Nacional, 1960.
CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam (Coordenadoras). Relações raciais na
escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, INEP,
2006.
COSTA SANTOS, Suenilde da. Academia de Direito de São Paulo (1827-1890) e
Constituição de uma elite nacional: o lugar da língua portuguesa. Dissertação de mestrado.
Educação: História, Política, Sociedade. PUC-SP, 2005.
CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In:
ROMAO, Jeruse (org.). In: História da educação dos negros e outras histórias. Brasília:
Ministério da Educação/SECAD, 2005.
CUNHA JÚNIOR, H. Indecisão dos pais frente à percepção da discriminação racial na escola
pela criança. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 63, p. 51-53, nov. 1987.
DEMARTINI, Zélia de Brito de Fabri. Observações sociológicas sobre um tema controverso:
população rural e educação em São Paulo. Doutoramento em Sociologia. São Paulo.
FFLCH/USP, 1979.
______________. A escolarização da população negra na cidade de São Paulo nas primeiras
décadas do século XX. In: Revista da ANDE. São Paulo, n. 14, pp. 51-60, 1989.
______________. Cidadãos analfabetos: propostas e realidade do ensino rural em São Paulo
na 1ª República. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, vol. 71, pp. 5-18, 1989.
______________. Crianças como agentes do processo de alfabetização no final de século XIX
e início do XX. IN: MONARCHA, Carlos (orgs.). Educação da infância brasileira, 1875-
1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
DIAS. Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX, São
Paulo: Brasiliense, 1995,
DIAS, Márcia Hilsdorf. Professores da Escola Normal de São Paulo – 1846 - 1890 – a
história não escrita. FEUSP, 2002.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difel, 1972.
____________________. A integração do Negro na Sociedade de Classes: O legado da raça
branca no limiar de uma nova era. São Paulo: Ática, 1978.
____________________. Luta de classes, luta de raças. Revista Teoria e Debate. São Paulo,
n. 02. p. 7-9, março, 1988.
FIGUEIREDO, Ângela. Novas elites de cor – estudo sobre os profissionais liberais negros de
Salvador. São Paulo: Annablume, 2002.
FONSECA, Marcus Vinícius da. Pretos, Pardos, Criolos e Cabras na escola mineira do
século XIX. Doutoramento em Educação. São Paulo. Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo, 2007.
_______________. Educação e Escravidão. Um desafio para a análise historiográfica. Revista
Brasileira de História da Educação. Campinas – SP, n.04. p. 123-144, jul./dez..2002.
GASPARELLO, Arlete Medeiros. Construtores de identidade: os compêndios de história do
Brasil do Colégio Pedro II (1838 – 1920). Tese de doutorado. PUC-SP, 2002
GONÇALVES, Luis Alberto de Oliveira. Negros e Educação no Brasil. In: LOPES, Eliane
M.Teixeira; FILHO, Luciano Mendes Faria; VEIGA, Cynthia Greive. (Orgs.). 500 Anos de
educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
GONÇALVES, Luis Aberto de Oliveira. De preto a afro-descendente: da cor da pele à
categoria científica. In: BARBOSA, Maria de A; SILVA, Petronillha Beatriz Gonçalves e;
100