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pergunta, seguisse outra de resposta. Porém, também se percebe que existem situações simultâneas
de fala que não visam ao assalto ao turno, mas possuem caráter fático, de confirmação, de
negociação, de complemento informativo, correção. Ou seja, são opiniões manifestas, e não
assaltos ao turno, mas intervenções que colaboram com o que foi dito pelo outro, sem espera de
serem atendidas.
Exemplo 6
Prof. então os românticos... vão se DIStanciar desta visão clássica do belo... que ao recuperar no
renascimento... por isso que nos artistas renascentistas... o que que a gente encontra no
Renascimento? Davi de Michelangelo... apesar de ele ser... é... enorme... né?... é uma estátua
muito grande e tal... mas ELE tem um IDEAL de beleza grega... né?... proporciONAL né?...
tipo... aquela... aquela... impressão de tanquinho né?... é perfeito... é um ideal do belo... é... é...
hum::: é uma beleza que é perfeita... e os românticos vão se afastar desse ideal rápido de beleza...
né?... e vão... é... apesar de um tenDÊNcia i-de-a-li-zan-te...vão... em alguns momentos... ele vai
procurar... né?... é a procura...em captar homens...na sua realidade... vejam né?... eu... eu comentei
com vocês...a gente fala dum movimento como se fosse.. é... primeiro a gente tem que pensar...
que não é nada esTÁtico... vejam como no... no Romantismo... a gente já sente um::: prenúncio...
do que vai acontecer no Realismo por exemplo... quando Álvares de Azevedo escreve O Cortiço...
que vai mostrar as mazelas... a miséria humana... e pega aqui... quando os românticos estão se
aproximando muito mais do REAL... do que do IDEAL... eles estão muito mais interessados em
mostrar a realidade... e isso da um plug in no Realismo... que é o próximo movimento que a gente
vai ver... então final do século dezenove... você tem aí um autor.. que escreve O Cortiço... então o
que ele vai falar?... basicamente daquela população... daquelas pessoas... que moram em... em
situações... em uma situação preCÁria... em uma família precária... que tem uma CONDUTA
né?... que.. é... uma conduta... criticada né?... uma conduta às vezes... amoral né?... exatamente
pelo meio em que vivem... então é uma OUTRA visão da realidade... então... é uma outra... é...
não é um outra visão... é... ele CApta a realidade de uma outra forma... e ISSO já tá sendo
preparado aqui no Romantismo... quando ele se aproxima... quando os românticos se aproximam
muito mais da realidade e do ideal... né?... porque aí é a realidade... é... outra caracterização... ou
característica bem dizendo... é... ao mesmo tempo a gente fala da humanidade aí... eh:::
idealização... como é que acontece isso?... essa idealização acontece... DEvido ao subjetivismo...
quando o subjetivismo é... foi extremamente valorizado... o que que vai acontecer?... o escritor
romântico... motivado pela fantasia... e pela imaginação... ele se remete à realidade...mas ele
IDEALIZA muita coisa também... né?... então... a casa tem que ser perfeita... a mulher é vista
como virgem e delicada... frágil... submissa... isso é macunal... isso é idealização... ela tá... é...
notem nisso... nos versos de Álvares de Azevedo... a forma como ele idealiza a mulher... “oh
minha amada... minha doce virgem... eu não te profanei em tal altura... (nenhum soco me fere tal
na vida como sonhar apenas na aventura)... né?... então a virgem é intocada... uma mulher
idealizada... agora notem que isso é recorrente do::: sentimentalismo... nós falamos sobre isso
ontem também... olha... aqui... a preocupação do artista é apresentar... a visão PARticular da
realidade... e::: se mostrar... dizer o que é que vai se sobressair... a sua razão ou sua emoção?... a
emoção... então... é... as obras... obras românticas são... é.... extremamente emocionais... né?... o
que o artista busca... é apresentar a emoção... o que ele sente em relação... à... àquela... situação...
aquela pessoa... ao contrário do que acontecia no arcadismo... né?... que o arcadismo era muito
mais envolvido pela razão... inclusive porque o movimento daquele momento né?... o movimento
do Iluminismo... era MUIto forte... né... o racionalismo... então... qualquer que seja o tema
abordado... seja amoroso... político... social... ou indianista... o casamento literário revela grande
envolvimento emocional do artista... sente sentimentos como SAUdade... tristeza... desilusão... são