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P: Em termos de aprendizagem matemática... foi
possível você acompanhar?
PR: Foi... foi. Os desafios aqui eram maiores, a
criança tinha que colocar a mão na massa, usar o
material... para resolver.
a professora percebe a necessidade de
agir sobre a ZDP e utilizar o material concreto.
P: Por exemplo, a divisão do Márcio, ele disse:
_Ah, eu não sei dividir e você foi lá e fez a
mediação.
PR: Então, foi fácil, ele foi lá e dividiu... Ele usou o
material dourado --- ele ia trocar as barrinhas pelos
toquinhos, estava contando de 5 em 5, aí eu
perguntei pra ele--- eu devia ter deixado ele trocar,
na hora a gente fica querendo adiantar tudo.(rs)
a professora incentiva a criança na
tentativa de resolução.
*Controle.reflexão – a professora reflete sobre sua
práxis.
P: Lembra na hora que ela resolveu a subtração
tirando do menor o maior?
PR: Ah, lembro... inclusive estes dias eu vi o
mesmo caso da resolução da subtração no
caderno dela. Mas ela resolveu... ali ela resolveu e
ficou em dúvida, ela tirou duas quantidades... aí
você mediou. Ela é tranquila quanto ao manuseio.---
Ela tirou o primeiro número que era quatrocentos e
pouco e já retirou dele o outro número (que era maior)
a professora reflete sobre o
conhecimento da criança e seus avanços na
aprendizagem.
*Intervenção.pesquisador – a professora lembra do
momento no qual intervi na jogada e mediei a criança.
P:
Num momento era juiz e outro ficava ali olhando
o jogo... --- talvez trocar ele de papéis para
observar melhor... De forma geral, nessa atividade o
que é que você viu de positivo? Conseguiu alcançar
seus objetivos?
PR: Eu achei. Apesar de a Bianca querer deixar num
determinado momento... eu achei super produtivo,
tiveram de movimentar mais, pensar mais pra
resolver os desafios. Alguns desafios que eles
acreditassem que não conseguissem resolverem
sozinhos ali... Ah, não, não dou conta! Tentaram
resolver e resolveram. Eu gostei porque a gente
acaba com esse medo deles de pensar que não dão
conta ---
sugiro momentos no
jogo nos quais a professora pode sugerir troca de
papéis para conhecer melhor as crianças.
* Jogo.ZDP – a professora considera a participação
das crianças e a necessidade de desafios.
*Jogo.avaliação – a professora avalia a
aprendizagem e o conhecimento das crianças através
do jogo, incentivando-as a tentar sem medos.
*Jogo.mediação – a professora incentiva as crianças
a tentarem resolver os desafios sem medos.
PR: A questão é a seguinte... o tempo que a gente
está destinando ao jogo está sendo muito pouco.
A gente vai ter que aumentar, não deu tempo de
terminar o jogo. Foi uma hora não foi?
P: Foi uma hora e 20. --- Agora o brincar... tudo
aconteceu, mas não deu tempo de terminar o jogo. ---
e brincar com o ábaco.---
PR: --- Agora tenho que apresentar pra eles. Talvez
peça a Bianca pra apresentar pra eles... alguma
coisa assim... que gere o conhecimento... de como
a gente usa.--- Eu posso partir do que ela fez,
apresentar da forma delas e ir questionando as
crianças.--- A gente não precisa apresentar pronto
e acabado, pode ser construído.
a professora reflete sobre sua
atuação e organização do trabalho pedagógico com o
jogo.
*Olhar.criança – a professora tem um olhar
diferenciado sobre a criança, considerando seu
conhecimento.
*Interação.crianças – a professora reflete sobre sua
práxis e tenta valorizar uma relação mais próxima as
crianças.
P: E em relação ao que estava planejado o que
modificou?
PR: Eu vou ter que planejar um jogo por grupo...
Separar os grupos e cada semana estar com um
grupo... o tempo do jogo é maior do que a gente
prevê, né.---
a professora procura favorecer a
interação das crianças em grupos diversos.
*Jogo.reflexão.ação – a professora reflete sobre sua
práxis e planeja mudanças.
*Jogo.imprevisibilidade – a professora percebe a
imprevisibilidade do jogo.