225
SAMULSKY, D. Psicologia do Esporte: Teoria e Aplicação Prática. Belo Horizonte:
Imprensa Universitária/UFMG, 1992.
SANTANA, M. V.; BEDOYA, J. L.; PANADERO, F. B. El Acrosport en la Escuela.
Barcelona: Inde, 1996.
SANTANA, M. V.; GÓMEZ-LANDERO, A.; BOHÓRQUEZ, B.; GARCIA, J.; BEDOYA, J.
L. Evaluación del acrosport en primaria, una propuesta prática. Actas del V Simposio
Nacional de actividades gimnásticas. Cáceres: Universidad de Extremadura, 2000.
SANTANA, W. C. de. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, R.
R.; BALBINO, H. F. (Org.). Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 1-23.
SANTOS, C. R. Gymnica: 1000 exercícios: ginástica olímpica, trampolim acrobático,
mini-trampolim, acrobática. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
SCHEMBRI, G. Introductory gymnastics: a guide for coaches and teachers.
Australian gymnastics federation inc., 1983.
SHERMAN, M. A.; HASSAN, J. S. Behavioral studies of youth sport coaches. In:
PIÉRON, M.; GRAHAM, G. The Olympic scientific congress: proceedings sport
pedagogy. Champaign: Human Kinetics, 1986, cap. 14.
SHULMAN, L. S. Teacher Development: roles of domain expertise and pedagogical
knowledge. Journal of Applied Development Psychology, 21 (1), p. 129-135, 2000.
SIEDENTOP, D. Developing teaching skills in physical education. Palo Alto:
Mayfield,1983.
SILVA, M. H. G. F. D. O professor como sujeito do fazer docente: a prática
pedagógica nas 5as séries. 1992. Tese (Doutorado em Educação). Escola de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
SILVA, M. L.; RUBIO, K. Superação no esporte: limites individuais ou sociais? Revista
Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, Portugal, v. 3, n.3, p.69-76, 2003.
SILVA, S. A. P. S. A pesquisa qualitativa em educação física. Revista Paulista de
Educação Física, São Paulo, v.10, n.1, p.87-98, jan/jun., 1996.
SIMÕES, A.C.; RODRIGUES, A. A.; CARVALHO, D. F. Liderança e as forças que
impulsionam a conduta de técnico e atletas de futebol, em convívio grupal. Revista
Paulista de Educação Física, São Paulo, v.12, n. 2, p. 134-144, jul/dez, 1998.
SOARES, C. L. Acrobacias e Acrobatas: anotações para um estudo do corpo. In:
BRUNS, H. T.; GUTIERREZ, G. L. Representações do Lúdico: II Ciclo de Debates
Lazer e Motricidade. Campinas: Autores associados, 2001, p. 33 à 41.