110
Mas nem sempre foi assim, pois, como lembra Ferguson (2007, p. 131), o
Estado Previdenciário não teria sido inventado, nem por Wiliam Beveridge
81
, nem
pelo governo trabalhista de 1945, que implantou as recomendações do celebre
relatório, pois a maioria dos elementos-chaves da política econômica desse governo
- tributação progressiva, seguro nacional, ensino público, e indústrias cruciais de
propriedade do Estado - era anterior à década de 1940
82
.
Obviamente que a concepção de previdência do nacional-socialismo era
singular, até por excluir as “etnias estrangeiras” e incentivar uma ética ambicionada
81
William Henry Beveridge, lo Barão Beveridge, nasceu em 5 de março de 1879 em Rangpur, Índia,
atualmente Bangladesch, e morreu com 84 anos, em Oxford, na Inglaterra, 16 de março de 1963,
economista britânico e reformador social, conhecido pelo relatório 1942 do Seguro Social e Serviços
Afins, conhecido como o Relatório Beveridge, que serviu de base para o pós-Segunda Guerra
Mundial, do Governo Trabalhista e fundação do Estado-Providência. O Relatório apresentado ao
Parlamento Europeu relativa à Segurança Social e Serviços Aliada foi publicado em 1942. Ele propôs
que todas as pessoas em idade de trabalho semanal deve pagar uma contribuição nacional de
seguros. Em contrapartida, os benefícios seriam pagos às pessoas que estavam doentes,
desempregados, aposentados ou viúvos. Beveridge alegou que este sistema irá prestar um padrão
mínimo de vida "abaixo do qual ninguém deve ser deixado cair". Recomendou que o governo deve
encontrar formas de combater os cinco "Giant males" do Deseja, doença, ignorância, a miséria e a
ociosidade. Isso levou à criação do moderno Estado-Providência com um Serviço Nacional de Saúde
(NHS). Obras bibliográficas: Desemprego: Um problema da indústria,1909; Preços e salários, na
Inglaterra a partir da décima segunda para o século XIX, 1939; Aliado do Seguro Social e
Serviços,1942. (Relatório Beveridge) - disponível a partir de excertos Modem History Sourcebook; O
Pleno emprego numa sociedade livre, 1944; A Economia do pleno emprego, 1944; Porque eu sou
um Liberal, 1945; Plano para a Grã-Bretanha: uma coleção de Ensaios preparados para a Fabian
Society por GDH Cole, Aneurin Bevan, Jim Griffiths, LF Easterbrook, Sir William Beveridge, e Harold
Laski J (Não ilustrado com 127 páginas texto) (WIKIPÉDIA, 2008).
82
“A Primeira Guerra Mundial não só aumentou o gasto com a defesa como também ampliou
significativamente o leque das atividades governamentais de caráter não-militar. Na Grã-Bretanha,
criaram-se novos ministérios: além das Munições e Aeronáutica, os Alimentação (1916), Trabalho
(1916), e Saude (1919), sem falar nos departamentos do Serviço Nacional e da Reconstrução, de
curta existência. Apesar do de os ambiciosos planos do pós-guerra visando a oferecer “moradias
condizentes com os heróis” terem fracassado devido à retração, foi impossível reverter o Estado à
situação do pré-guerra.Na área de construção e entrega de novas moradias, o setor público superou
o privado em 1921 e 1922, recuou em seguida, mas depois tornou a recuperar a dianteira, crescendo
ano a ano de 1941 a 1959. Na realidade, os governos viram-se obrigados a gastar mais dinheiro, por
mais que se esforçassem em evita-lo, devido ao desemprego sem precedentes do entreguerra. Os
mecanismos de seguro compulsório do pré-guerra não resistiram a um desemprego tão elevado e
sustentado (e, nos países atingidos pela hiperinflação, os seus fundos foram em grande parte
rapados). Os governos foram forçados, ou a pagar um auxilio-desemprego aos desempregados, ou a
usar fundos públicos para emprega-los, sendo esta segunda alternativa a mais dispendiosa. A fé no
poder da ortodoxia do Tesouro para resistir a pressão pela elevação dos gastos públicos durante a
Depressão era grande. Mas antes de 1939 o Tesouro perdeu muito terreno na área dos gastos
públicos com transferências e obras públicas variadas.
[...]
Mesmo antes de Hitler assumir o poder, os nazistas já se preocupavam com a previdência. Goebbels
encampou a Associação Previdenciária do Povo Nazista, sediada em Berlim, que depois de maio de
1933 expandiu a sua área de cobertura a todo o Reich, absorvendo nesse processo instituições de
caridade privadas. Em 1939, a Associação dava cobertura a mais de metade de todos os domicílios
e, em numero de segurados, só perdia para a Frente Trabalhista Alemã” (FERGUSON, 2007, p. 130-
131).