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Energia e entusiasmo
Empreendedores são, na sua maioria, dedicados, dispostos e
prontos a trabalharem. Podem trabalhar por períodos longos e
contínuos de tempo enquanto constroem seus negócios.
Apresentam com isso uma força visivelmente superior aos
demais, para trabalhar e cumprir com as tarefas necessárias para
atingir seus objetivos.
Orientação para resultados
Procuram atividades que demonstrem progressos orientados por
objetivos. Possuem um sentido de urgência infinita para o
desenvolvimento de suas idéias. A inatividade faz com que se
sintam tensos e pacientes.
Aprender a aprender /
capacidade de
aprendizagem
O empreendedor preocupa-se em aprender a aprender, porque
sabe que no seu dia-a dia será submetido a situações que exigem
a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos
livros.
Habilidade de vender /
negociar
O empreendedor adquire com a experiência a habilidade de
negociar, entre outras coisas, a compra de matéria prima e a
venda do produto ou serviço.
São estrategistas
Eles formulam estratégias após terem analisados
cuidadosamente todos os fatores que possam influenciar o seu
empreendimento. Eles buscam informações antes de definir as
metas e escolher as estratégias, procurando avaliá-las enquanto
as executam para ver se estão dando certo ou não.
Autoconsciência
Os empreendedores em geral têm uma grande consciência de
suas forças e fraquezas, e da competitividade, conservando um
senso de perspectiva e otimismo.
Necessidade de poder
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Os empreendedores são guiados pela sede de realização e
criação, ao invés da, sede de status e poder. Ironicamente suas
realizações, quando bem sucedidas lhes dá esse status e poder.
Mas, é importante reconhecer que status e poder são o resultado
de suas atividades e não as necessidades que os impulsionam e
motivam.
Tino empresarial
O que muita gente acredita ser um “sexto sentido”, intuição, faro
empresarial, típico de gente bem-sucedida nos negócios é, na
maioria das vezes, a soma de todas as qualidades descritas aqui.
Se o empreendedor reúne a maior parte dessas características
terá grande chance de ter êxito.
Quadro 19: Descrição das características empreendedoras
Fonte: Acúrio e Andrade (2005), Búrigo Filho (2004), Dornelas (2007), Fialho et al. (2006), Garcia, L. F.
(2000), Leite, E. (2002), Pati (1995), Ray (1993 in TONELLI, 1997), Salim et al. (2004), Timmons (1985 in
LONGEN, 1997), Timmons (1994) e Hornaday (1982, in DOLABELA, 2000b).
Dentro de um curso de Turismo, a seleção, ou melhor, a sugestão das
habilidades empreendedoras a serem desenvolvidas deve levar em conta os
propósitos de formação da própria disciplina de empreendedorismo, procurando
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Esta característica apareceu, primeiramente, nos estudos de David MacClelland desenvolvidos a partir da
década de 1960. Neste trabalho, esta característica se encontra presente na pesquisa de Walter, Silvana, et al.
(2005) - (quadro 14), da qual o estudo coletou informações a partir do ano de 1972. Mais recentemente, em
meados da década de 1980, a característica de necessidade de poder foi revista e seu entendimento foi alterado
conforme aparece descrita no quadro 19.