Waldemar Cordeiro Movimento, 1951
Têmpera s/ tela Aquisição MAC USP
Oscillons-Ben Laposky, 1950
Considerado como a primeira imagem
gráca gerada por maquina eletroni-
ca. Laposky (matemático e artista de
Cherokee, Iowa) manipulou eletrons
atraves da imagem de um oscilos-
cópio e gravou usando lme de alta
resolução, ltros coloridos e cameras
com lentes especiais.
Ao trabalhar com as tecnologias digitais, novas formas
de produção foram introduzidas por artistas. As primeiras
experiências artísticas no computador foram com imagens
abstratas e manipulação de imagens.
São considerados como os primeiros artistas digitais o
americano A. Michael Noll e os alemães Frieder Nake e Georg
Nees. Noll começou produzindo imagens abstratas em 1963,
como “Gaussian Quadratic”. Juntos, os três organizaram a
primeira mostra de arte computacional em 1965, chamada
Computer Art, em Nova York. Em 1968, a exposição Cybernetic
Serendipity, que aconteceu em Londres sob curadoria de Jasia
Reichardt, mostrou diversos aspectos da arte computacional,
apresentando robôs, poesia, música, entre outras produções.
Assim como Ben Laposky em 1950 criou as primeiras
imagens grácas geradas eletronicamente, o pioneirismo de
Waldemar Cordeiro, (1925-1973), pintor, escultor, paisagista,
designer e crítico de arte, propunha uma nova visualidade
segundo critérios de Gestalt (Teoria Geral da Forma). Cordeiro
explorou em seus trabalhos a organização do espaço, a
estruturação das formas e da cores. O que interessava ao
artista concreto, como observou o crítico Mário Pedrosa, era
a “[...] exteriorização precisa da própria visualidade, uma
objetividade formal que aspira ao momento em que a própria
mão poderá ser substituída na confecção do quadro”.
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Vera Molnar também é citada por diferentes autores como
pioneira na arte computacional. Ela usou a técnica da repetição,
evocando o minimalismo para criar trabalhos de desenhos de
linhas, como na obra “Mondrian Dérangé” (1974).
Depois da manipulação das imagens, a interatividade foi o
fator inovador do uso dos computadores na arte, tornando-
se uma das características das mídias digitais e demanda
conseqüentemente novas conceitualizações e categorizações.
Diversas categorias, incluindo os processos de rotinas
autogenerativas, que não devem estar presos a nenhum meio
5 -Site Arte Concreta -Tatiana Rysevas Guerra[bolsista]Profa. Dra.
Daisy V. M. Peccinini de Alvarado[coordenadora do projeto] disponível
em: http: www.rtbr.com.br/casa/index.html Acesso em: 15 fev. 2006.