9
2.3.4.
Indicadores de desempenho .................................................................................................................... 56
2.3.5.
Avaliação de desempenho em hospitais.................................................................................................. 59
2.3.5.1.
Demonstração de Resultados.............................................................................................................. 60
2.3.5.2.
Índices operacionais e financeiros...................................................................................................... 61
2.4.
Balanced Scorecard................................................................................................................................. 63
2.4.1.
A metodologia......................................................................................................................................... 64
2.4.2.
Perspectiva financeira ............................................................................................................................. 67
2.4.3.
Perspectiva dos clientes........................................................................................................................... 69
2.4.3.1.
Participação de mercado..................................................................................................................... 70
2.4.3.2.
Retenção de clientes ........................................................................................................................... 70
2.4.3.3.
Captação de clientes ........................................................................................................................... 71
2.4.3.4.
Satisfação de clientes.......................................................................................................................... 71
2.4.3.5.
Lucratividade de Clientes................................................................................................................... 72
2.4.3.6.
Proposta de valor................................................................................................................................ 72
2.4.4.
Perspectiva dos processos internos da empresa....................................................................................... 74
2.4.5.
Perspectiva de aprendizado e crescimento .............................................................................................. 75
2.4.5.1.
Satisfação dos funcionários ................................................................................................................ 77
2.4.5.2.
Retenção de funcionários ................................................................................................................... 78
2.4.5.3.
Produtividade dos Funcionários ......................................................................................................... 79
2.4.5.4.
Capacidade dos sistemas de informações........................................................................................... 80
2.4.5.5.
Motivação, empowerment e alinhamento ........................................................................................... 80
2.4.6.
Integração das Medidas do Balanced Scorecard à Estratégia................................................................. 81
2.4.6.1.
Relações de causa e efeito .................................................................................................................. 83
2.4.6.2.
Indicadores de ocorrência/desempenho.............................................................................................. 84
2.4.7.
Mapa Estratégico..................................................................................................................................... 85
2.4.7.1.
Seqüência de composição do mapa estratégico.................................................................................. 85
3.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM BASE NO BALANCED SCORECARD ....... 92
3.1.
Os Hospitais no Contexto Empresarial Brasileiro................................................................................... 92
3.2.
A Saúde na Região de São Paulo ............................................................................................................ 93
3.3.
Histórico do Hospital .............................................................................................................................. 95
3.4.
Declaração da Visão, Missão e Estratégia de Negócio ........................................................................... 96
3.5.
Elaboração do Balanced Scorecard ........................................................................................................ 97
3.5.1.
Perspectiva Financeira ............................................................................................................................ 99
3.5.2.
Perspectiva dos clientes......................................................................................................................... 101
3.5.3.
Perspectiva dos Processos Internos ....................................................................................................... 105
3.5.4.
O Mapa Estratégico do hospital ............................................................................................................ 108
4.
APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO................................................ 110