13
terras brasileiras. Mais uma vez, o trabalho de Vera Regina Beltrão Marques foi de
extrema importância, juntamente com uma série de informações obtidas por meio de
Heloísa Helena Pimenta Rocha, que, assim como Marques, enfatiza em grande
parte de sua obra o papel da escola como um núcleo de eugenização e
higienização.
12
Finalizando nosso primeiro capítulo, tentamos investigar como o ambiente
escolar gaúcho foi também cenário de investimentos de tal ordem. Os principais
pesquisadores utilizados nesse momento foram Maria Stephanou, principalmente
sua tese de doutorado intitulada Tratar e educar: discursos médicos nas primeiras
décadas do século XX
13
, bem como a recente dissertação de mestrado de Ana
Paula Korndörfer É Melhor prevenir que curar: A higiene e a saúde nas escolas
públicas gaúchas (1893-1928).
14
O segundo capítulo é dedicado a contemplar pontos referentes ao regime do
Estado Novo. Intitulado “O Estado Novo e a formação do novo povo brasileiro”,
tentamos, por meio de alguns exemplos, verificar a necessidade do regime em
formar uma população devidamente enquadrada nos preceitos ideológicos então
vigentes, primeiramente, focando as práticas voltadas aos trabalhadores e a
população em geral. Nesse momento, utilizamos largamente as autoras Maria
Helena Capelato
15
, Ângela Castro Gomes
16
e Helena Bonemy
17
, todas responsáveis
12
ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. “Educação Escolar e higienização da infância”.
Caderno CEDES, vol.23 n. 59, Campinas, abril de 2003.
ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. “Prescrevendo Regras de bem viver: Cultura escolar e
racionalidade cientifica”. Caderno CEDES, vol.20, n. 52, Campinas, novembro de 2000.
ROCHA, Heloísa Helena Pimenta, MARQUES, Vera Regina Beltrão. A produção do Aluno
higienizado. Disponível em :
http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/416HeloisaHelenaPimentaRocha_e_VeraReginaMa
rques.pdf
13
STEPHANOU, Maria. Tratar e educar : discursos médicos nas primeiras décadas
do século XX. 1999. 2 v. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em
Educação, Porto Alegre: UFRGS, 1999.
14
KORNDÖRFER, Ana Paula. É Melhor prevenir que curar: A higiene e a saúde nas
escolas públicas gaúchas (1893-1928). Dissertação de mestrado – Unisinos. São
Leopoldo: Unisinos, 2007.
15
CAPELATO, Maria Helena. “O Estado Novo o que trouxe de Novo?”. In:
FERREIRA, Jorge; DELAGO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil
Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
16
GOMES, Ângela Castro. “A construção do Homem Novo: O trabalhador
Brasileiro”. In:OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela
Maria de Castro. Estado Novo: ideologia poder. Rio Janeiro: Zahar Ed., 1982.
17
BONEMY, Helena (org.). CONSTELAÇÃO Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro:
Fundação Getulio Vargas, Bragança Paulista(SP): Universidade São Francisco, 2001.
BONEMY, HELENA, M, B. “Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo”.
In: PANDOLLFI, Dulce (org). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.