149
balões de uma história em
quadrinhos
Projeto Múltiplas Linguagens
33.4 Discussão teórica da
educadora
Projeto e Ação Docente
33.5 Teatro de fantoches a
partir da HQ
Projeto Múltiplas Linguagens
de alegria, tristeza, raiva, dor, medo,...
Inicialmente, explorou-se uma história em quadrinho encontrada
na internet pela educadora. Uma história de quatro cenas, curta e
com dois personagens: um peixe e um tubarão, os quais foram
relacionados com os personagens do filme. Esta HQ foi entregue
sem as falas para quê através da interpretação das cenas e do uso
da criatividade e imaginação pudessem criar a escrita para as
imagens. Somente depois da apresentação individual de cada um
para o grande grupo da história criada é que a educadora então,
entregou a HQ com as falas originais e assim, compararam suas
criações e relacionaram com o contexto primeiro.
As histórias em quadrinho não pararam por aí. Percebendo o
envolvimento das crianças com as mesmas a educadora continuou
as explorações com aquelas trazidas pelas crianças, pertencentes a
turma do Chico Bento e a turma da Mônica, o que foi oportuno para
analisar a forma de linguagem utilizada pelos personagens.
A exploração das HQ foi de várias maneiras: através de leitura,
teatro, teatro de fantoche, projeção no episcópio, produção de falas,
produção textual, representação através de desenhos, criação de
personagens, leitura da capa de uma revistinha localizando dados
importantes.
34.0 Análise da teia para
verificar o que ainda não
haviam pesquisado
Projeto e Ação Docente
34.1 As crianças e educadora
analisam a possibilidade de
entrevista com dono da loja de
aquários e peixes.
34.2 A elaboração da carta
convidando o senhor Luciano
para dar uma entrevista
Projeto, Múltiplas Linguagens
34.3 A investigação do en-
dereço
Projeto e Currículo
Projeto e Espaços (Secretaria)
34.4 A impossibilidade de
entregar a carta e o contato
por telefone.
Projeto e Ação Docente
34.5 As crianças e educadora
são surpreendidos com o
convite para ir até a loja, pois
o proprietário da loja não
poderia vir à escola dar a
entrevista.
Projeto e Ação Docente
34.6 O planejamento da visita
Projeto e Currículo
34.7 A decisão de comprar
peixes, juntando dinheiro.
A teia do projeto apontou que havia ainda três questões sobre os
peixes que não tinham sido encontradas nos materiais coletados e
nem nas pesquisas feitas na internet. A aluna L. sugeriu um possível
caminho para a descoberta destas dúvidas:
- Eu posso chamar o meu tio aqui, ele sabe tudo sobre peixe. Ele
tem uma loja de aquários e peixes. Foi ele quem montou o aquário
da escola.
Os colegas aprovaram a idéia de L. A educadora, também de
acordo, completou a sugestão inserindo alguns dados importantes a
se pensar:
- Ok. Poderíamos chamar o tio da L. e aqui realizarmos uma
entrevista com ele. Mas como vamos chamar ele para vir até aqui?
- Mas ele mora bem pertinho da minha casa, profe. É só eu ir até
lá e dizer para ele vir aqui. – L.
- Como gostaríamos de fazer uma entrevista e chamar uma
pessoa que entende do assunto e que não é íntimo nosso, não é
nosso amigo, é somente tio e conhecido da L., temos que fazer este
convite de um jeito mais formal, através de uma carta, por exemplo.
- É, pode ser profe. – todos.
- Mas daí pode deixar que eu levo a carta, ta profe?! – L.
- Tudo bem. Então vamos começar? – educadora.
A escrita da carta foi sendo elaborada em conjunto – educadora e
alunos, seguindo formalidades necessárias e as idéias expostas
pelas crianças, visando um objetivo em comum.
A carta assim ficou:
SANTO ÂNGELO, 19 DE JUNHO DE 2007.
SENHOR LUCIANO SOMMERMAIA
A TURMA DA 1ª SÉRIE “B” DO COLÉGIO CENECISTA SEPÉ
TIARAJU GOSTARIA DE CONVIDAR O SENHOR PARA VIR ATÉ A
NOSSA SALA DE AULA E DAR UMA ENTREVISTA SOBRE
PEIXES DE AQUÁRIO, POIS ESTAMOS ESTUDANDO O
PROJETO “PEIXES”.
ESPERAMOS A SUA RESPOSTA.
Após esta escrita, coletou-se informações na secretaria da escola
a respeito do endereço correto da loja de aquários do Senhor L. S.