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comportamentais desse conceito. O sentido do trabalho, por sua vez, está
intimamente ligado às relações, existindo outras razões que não o alcance produtivo,
para tal existência – relações interpessoais, satisfação e identidade com uma
filosofia. Portanto, o trabalho é visto como um sentimento de pertencimento e
vinculação.
A partir dessas considerações, Rogers aborda a característica da Nova
Pessoa (1983b), descrita por ele como pessoas capazes de desenvolver o
sentimento de vínculo e pertencimento em quaisquer grupos -
institucionais/organizacionais -, promovendo o crescimento individual e grupal,
atribuindo sentido às relações.
Estas pessoas vivem a vida como um processo, como um fluxo de energia,
uma transformação. A vida rígida, estática, não atrai mais. [...] Vêem que
poder sobre os outros é simplesmente uma outra forma de conquista,
igualmente inaceitável e a que são igualmente avessos. O objetivo delas é
potencializar a cada indivíduo, compartilhar o poder em empreendimentos
comuns.[...] Não gostam de viver em um mundo compartimentalizado –
corpo e mente, saúde e doença, intelecto e sentimento, ciência e senso
comum, indivíduo e grupo, sadio e insano, trabalho e divertimento. Em lugar
disto, empenham-se no sentido de uma totalidade de vida, experienciando o
pensamento, o sentimento, a energia física, a energia psíquica, a energia
curadora, todos, de uma forma integrada. [...] Têm uma abertura para o
mundo – tanto interior como exterior. São abertas à experiência, a novos
modos de ver, a novos modos de ser, a novas idéias e conceitos e a um
recentemente descoberto mundo de sentimentos.[...] Têm uma antipatia por
qualquer instituição altamente estruturada, inflexível, burocrática. Acreditam
que a instituição deve existir para as pessoas, e não o inverso (ROGERS,
1983b, p. 16-17).
2.3 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
Atualmente, a Formação Continuada vem conquistando espaços importantes
nas organizações, em nível mundial. Sabe-se, porém, que a discussão a esse
respeito é percebida de diferentes formas, dependendo do grau de desenvolvimento
e filosofia das instituições. Em vista a essa percepção, considera-se de importância
salutar discorrer sobre alguns aspectos desse processo, tomando por base o
indivíduo e a construção do conhecimento, bem como sua inter-relação com o meio.
Através dessa ação contínua e sistemática de trocas, a educação
caracteriza-se por sua prática integradora e reflexiva. É papel da educação o
reconhecimento e a manutenção da unidade do individuo enquanto ser singular,