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utilização de estratégias inadequadas que aumentam a própria dificuldade (Archer,1994;
Cabanach, Arias, Pérez & González-Pienda ,1996; Dweck & Elliot, 1983).
Várias das pesquisas realizadas, principalmente as iniciais, apontam para os efeitos
prejudiciais da meta performance (Ames, 1992; Anderman & Young, 1994; Archer, 1994;
Dweck & Elliot, 1983; Grant & Dweck, 2003; Midgey, Kaplan & Middleton, 2001, entre
outros). Contudo, há estudos mais recentes que descobriram efeitos positivos nela,
especialmente quando acompanhada da orientação à meta aprender (Bouffard, Boisvert,
Vezeau & Larouche, 1995; Elliot, Mc Gregor & Gable, 1999; Harackiewicz, Barron, Pintrich,
Eliot & Thrash, 2002, entre outros). Esses estudos apontam dois componentes independentes
na meta performance, o de aproximação (buscar parecer inteligente ou de ser o primeiro) e o
de evitação (não querer parecer incapaz).
Das pesquisas recuperadas, a maior consistência nos resultados obtidos refere-se à meta
aprender, sendo que o mesmo não ocorre com os achados sobre a meta performance. Esse
tipo de meta, por um lado, tem sido relacionada a indícios motivacionais positivos, no que se
refere ao componente aproximação e por outro a processos e resultados negativos, no que diz
respeito ao componente evitação. A meta performance-evitação se apresenta com uma série
de processos negativos que incluem a baixa autodeterminação, estudo desorganizado, falta de
vontade de buscar ajuda, ansiedade ante as provas, baixa eficácia acadêmica, baixo
desempenho e motivação intrínseca reduzida (Elliot & Church, 1997; Elliot, McGregor &
Gable, 1999; Middleton & Midgley, 1997; Skaalvik, 1997).
Ainda nessa direção, Elliot e Harackiewcz (1996) afirmam que indivíduos orientados a
meta performance-evitação vêem as situações de conquistas como uma ameaça e assim não se
expõem a contextos em que isso possa ocorrer. Se essa opção não estiver disponível, a
possibilidade de uma falha pode trazer à tona a ansiedade, encorajar o isolamento, interromper
a concentração e o envolvimento com as tarefas, desgastando assim a motivação intrínseca.