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RESUMO
Franco, R.R.C. (2009). Ensaio de convergência entre provas de personalidade: Zulliger-SC
e Pfister. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da
Universidade São Francisco, Itatiba.
No intuito de compreender a personalidade dos seres humanos, as técnicas projetivas têm sido
foco contínuo de estudos, pois auxiliam na compreensão dos diferentes estilos de
funcionamento psíquico, normal ou patológico. As informações coletadas pelas técnicas
projetivas ampliam as possibilidades de indicação e planejamento de diversos tipos de
intervenção e a diversidade de testes projetivos permite ao psicólogo escolher o instrumento
que melhor se adapte ao contexto desejado, respeitando tanto as características dos sujeitos, tais
como faixa etária, grau de escolaridade e possíveis comprometimentos motores, verbais e
visuais, quanto às vantagens e limitações do próprio instrumento evidenciadas pelos os estudos
de validade, precisão e normatização de acordo com as características sócio-culturais do país.
Entretanto, as dificuldades para validação das técnicas projetivas são demonstradas em diversos
trabalhos já publicados devido à complexidade de avaliar os fenômenos psíquicos envolvidos
na dinâmica de personalidade. É, portanto, interessante a utilização de estratégias diferentes de
validação que possam ampliar as possibilidades de compreensão das implicações, alcances e
limites das diversas metodologias empregadas em estudos com as técnicas projetivas. Desse
modo, o presente trabalho realizou três estudos de validade. O primeiro estudo foi de validade
de critério e buscou verificar a validade das Constelações do Sistema Compreensivo para o
Zuliger. O segundo estudo foi de validade convergente, que correlacionou os indicadores
afetivos e cognitivos dos Testes de Zulliger-SC e Pfister. Já o terceiro estudo verificou a
validade do raciocínio clínico, comparando a convergência ou divergência de protocolos de
mesmos indivíduos a partir de dois referenciais teóricos distintos. Os participantes dos três
estudos foram provenientes do banco de dados do Laboratório de Avaliação Psicológica em
Saúde Mental (LAPSaM) e foram subdividos em dois grupos, um composto por não-pacientes
psiquiátricos e o outro composto por pacientes subdivididos em seis categorias: esquizofrenia,
depressão, transtorno do pânico e transtorno obsessivo compulsivo, transtorno somatoforme e
transtorno alcoólico. Para o primeiro estudo, a comparação entre a média dos grupos foi
realizada pela prova estatística t student, a fim de verificar se os indicadores das Constelações
utilizadas no Sistema Compreensivo eram válidos para auxiliar no diagnóstico do Zulliger. Os
resultados foram positivos para as psicopatologias, esquizofrenia, depressão e transtorno de
pânico, com exceção do transtorno obsessivo compulsivo, que não apresentou diferença
significativa quando comparado com o grupo de não-pacientes. Para o segundo estudo, 36
hipóteses que expressam aspectos do funcionamento afetivo e cognitivo nas técnicas de
Zulliger e Pfister foram correlacionadas pela medida não paramétrica do
Qui quadrado e os
resultados não foram significativos do ponto de vista estatístico para nenhuma hipótese.
Entretanto, do ponto de vista qualitativo, as técnicas demonstraram validade complementar. Já
para o terceiro estudo, 40 protocolos foram sorteados aleatoriamente e interpretados segundo o
enfoque teórico da psicanálise. Posteriormente, os mesmos protocolos foram analisados
segundo o enfoque teórico da psicopatologia fenômeno-estutural. Para esse último estudo, foi
adotado o procedimento de análise a cegas e as convergências foram expressivas,
principalmente entre os pacientes somatoformes e esquizofrênicos
.
Palavras-chave: sistema compreensivo; estudo de validade; avaliação psicológica;
psicopatologias; técnicas projetivas; dinâmica afetiva e cognitiva.