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APRESENTAÇÃO
A linguagem integra e constitui a cultura de diferentes comunidades. A língua tem
um papel essencial para a constituição de uma sociedade, e é consolidada tanto nas
interações orais quanto nas gráficas (Reily, 2004). Essa habilidade cognitiva é estudada sob
diferentes aspectos, em diversas áreas do conhecimento, por apresentar um caráter
interdisciplinar (Boone & Plante, 1994).
Estudiosos de Psicologia e de outras áreas do conhecimento têm pesquisado a
linguagem no que se refere à sua aquisição e desenvolvimento, tanto na modalidade oral
quanto escrita. São estudados também os fatores envolvidos na produção e compreensão da
linguagem como, a sintaxe, a semântica, vocabulário, habilidade de codificação e
decodificação, memória de trabalho, capacidade de monitoramento, inferências e
capacidade de integrar informações presentes em textos, dentre outros (Barrera & Maluf,
2003; Brandão & Spinillo, 2001; Cain & Oakill, 2007; Capovilla, Capovilla & Soares,
2004; Corrêa, 2005; Hagvet, 2003).
Especific
amente a linguagem oral, enquanto habilidade característica do
funcionamento cognitivo, é fundamental para a aquisição e bom desempenho em linguagem
escrita. Diversos autores têm estudado essa relação (Cain & Oakhill, 2007; França, Wolf,
Moojen, S. & Rotta, 2004; Hage, Joaquim, Carvalho, Padovani, & Guerreiro, 2004;
Hagvet, 2003; Salles & Parente, 2006) e enfatizado que a detecção precoce de problemas
em linguagem oral contribui para uma introdução de procedimentos de intervenção
permitindo assim, minimizar
problemas posteriores em leitura e produção escrita.
A leitura é um elemento importante na sociedade letrada. Santos, Primi, Taxa e
Vendramini (2002) destacam que a leitura é uma ferramenta essencial para a formação