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apresentam algum tipo de dificuldade classificada como encontro consonantal (lt, mb, mp,
nc, nç, nd, ng, ns, nt, rc, rd, rs, rt, sp, st), dígrafo (ch, lh, nh, qu, rr, ss), sílaba composta (br,
cr, dr, gr, tr) e sílaba complexa (ão, ça, ce, ci, ge, sa, sá, se, sé, si, so).
As diversas pesquisas realizadas com o ADAPE demonstraram sua sensibilidade
para a captação de dificuldades de aprendizagem na escrita, bem como evidenciaram a
relação dessas dificuldades com outras variáveis e construtos (Bazi & Sisto, 2006;
Bartholomeu, Sisto & Rueda, 2006; Bispo, 2000; Carneiro et al., 2003; Cunha, 2006;
Cunha, Brito & Silva, 2003; Curi, 2002; Guerrero, 2002; Pacheco & Sisto, 2003; Pelissari,
2006; Rueda, Bartholomeu & Sisto, 2006; Santos, Sampaio, Lukjanenko, Cunha &
Zenorini, 2006; Schiavoni & Martinelli, 2005; Sisto & Fernandes, 2004; Souza & Sisto,
2001; Suehiro, 2006; Suehiro & Santos, 2005; Zucoloto & Sisto, 2002). A seguir serão
descritos, resumidamente, os estudos que relacionaram a dificuldade de aprendizagem da
escrita e a compreensão em leitura avaliada pelo Cloze. Esse procedimento se justifica em
razão do Cloze ser um dos instrumentos empregados na presente pesquisa e de que o teste
de escrita aqui utilizado, a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE), foi derivado do
ADAPE, embora não focalize a dificuldade de aprendizagem e sim a aquisição da escrita.
A compreensão em leitura de crianças com dificuldade de aprendizagem da escrita
foi investigada por Zucoloto e Sisto (2002) em 194 crianças de segunda e terceiras séries,
de uma escola pública de periferia. Os níveis de dificuldade de aprendizagem da escrita
foram categorizados segundo a Escala de Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem da
Escrita (ADAPE) e o nível de compreensão em leitura avaliado por dois textos estruturados
de acordo com a técnica de Cloze. Os resultados mostraram que na segunda e terceira séries
os erros na compreensão da leitura aumentavam em razão da dificuldade de aprendizagem
da escrita e que os mais velhos apresentavam mais erros do que os mais novos, sendo que
as análises por sexo não indicaram diferenças significativas.