SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................13
1.1 Justificativa.........................................................................................................14
1.2 Objetivo..............................................................................................................15
1.3 Estrutura do trabalho..........................................................................................16
2 REVISÃO DE LITERATURA..............................................................................17
2.1 Qualidade – aspectos gerais..............................................................................17
2.2 Produtividade e competitividade ........................................................................21
2.3 A contabilidade de custos ..................................................................................25
2.3.1. Conceitos e classificações de custos .............................................................29
2.3.1.1. Quanto a variabilidade.............................................................................32
2.3.1.2. Quanto à facilidade de alocação .............................................................33
2.3.2. Princípios e métodos de custeio.....................................................................34
2.3.2.1. Método do custeio por absorção .............................................................35
2.3.2.2. Método de custeio direto ou variável.......................................................37
2.3.2.3. O método ABC (Custeio Baseado em Atividade)....................................38
2.4 A inadequação dos sistemas de custos tradicional............................................41
2.5 A metodologia Seis Sigma e os custos da qualidade.........................................43
2.6 Breve histórico dos custos da qualidade............................................................44
2.7 Definições dos custos da qualidade...................................................................47
2.8 Objetivos dos custos da qualidade.....................................................................50
2.9 Classificação dos custos da qualidade ..............................................................54
2.9.1. Custos do controle..........................................................................................56
2.9.2. Custos de falhas no controle ..........................................................................58
2.10 Modelos de custos da qualidade......................................................................61
2.11 Análises finais do aumento do esforço de prevenção e de avaliação ..............68
2.12 Relação entre desperdício e custos da qualidade............................................70
2.13 Método de levantamento dos custos da qualidade.........................................73
2.14 Mensuração dos custos da qualidade..............................................................83
2.15 Unidade de medida para os custos da qualidade.............................................85
3 APLICAÇÃO DA METODOLOGIA EM UM CASO REAL NA EMPRESA X.......88
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO .......................................................................106
5 CONCLUSÕES................................................................................................118
5.1 Futuros trabalhos .............................................................................................119
REFERÊNCIAS.......................................................................................................121
ANEXO A
– Boletim de divulgação do grupo de Qualidade da Empresa X ..........139
APÊNDICE A
– Material elaborado para a apresentação à diretoria da
Empresa X.................................................................................... 140
APÊNDICE B
– Exemplos de planilhas de coleta de dados para as quatro categorias
dos custos da qualidade............................................................... 145
APÊNDICE C
– Planilhas de dados das áreas de negócio da Empresa X para
cada categoria dos custos da qualidade...................................... 149