90
forma o receptor da mensagem não está sendo convidado a participar das ações. Os jogos de
olhares evidenciam atenção das esposas ao realizar as tarefas presentes na imagem.
Verificamos a presença de mobília: banco onde estão sendo colocados os tecidos
dobrados, também a presença de vários instrumentos de trabalho: cestos, roca, fuso, tear
vertical e balança. Através desses signos concebemos que a cena é de interior.
As mulheres estão divididas em grupos realizando atividades com a lã. Duas manejam
um tear vertical onde o tecido se enrola na parte superior (17a, 17c, 17d), duas dobram alguns
tecidos (17b, 17c, 17d), umas fiam os grossos novelos tirados de um cesto ou uma roçada
mais fina com um fuso (17d), outras pesam a lã (17 d) e apenas uma personagem está
destacada, parecen
do estar no comando da ação (17d).
Paola Colafranceschi Cecchetti, em seu trabalho, reuniu em pranchas desenhos de
pinturas de figuras negras abordando o problema da decoração dos tecidos e trajes gregos do
VI século. Dentre os pintores estudados Amásis foi um dos enfocados. De acordo com
Cecchetti, nesta imagem, figura 17, a parte inferior de algumas vestimentas das personagens
está composta com motivos de cruz com pontos e circunferências e a bainha inferior é uma
faixa lívida fechada por linhas retas (C
ECCHETTI: 1971
-
1972, p. 27).
A tecelagem era uma atividade bastante característica do universo feminino, em
especial o das esposas
bem
-
nascidas
. Esta atividade não está presente só na imagética, mas na
documentação textual, como por exemplo, na comédia
Lis
ístrata
, quando a personagem que
intitula a comédia afirma que da mesma forma que tratam da lã, ou seja, com eficiência, elas
cuidariam de todas as outras esferas da
pólis
64
.
Lissarrague faz uma relação muito interessante entre este vaso e outro, cuja cena
representa um cortejo nupcial tendo na curva superior um coro feminino procurando mostrar a
importância da tecelagem
65
.
64
(Lisístrata)
Primeiro seria preciso, como com a lã bruta, em um banho
lavar a gordura da cidade, sobre um leito
expulsar sob golpes de varas os pêlos ruins e abandonar os duros,
e estes que se amontoam e formam tufos
sobre os cargos cardá
-
los um a um e arrancar
-
lhes as cabeças;
em seguida cardar em um cesto a boa vontade com
um, todos
misturando; os
metecos
, algum estrangeiro que seja vosso amigo
e alguém que tenha dívida com o tesouro, misturá
-
los também,
e, por Zeus, as cidades, quantas desta terra são colônias,
distinguir que elas são para nós como os novelos caídos ao chão
cada um por si; em seguida o fio de todos estes novelos tendo tomado,
trazê
-
los aqui e reuni
-
los em um todo, e depois de formar
um novelo grande, dele então confeccionar uma manta para o povo ( ARISTÓFANES.
Lisístrata
. vv. 574
-
585).
65
(...) este vaso foi encontrado junto com um lékythos idêntico, (...). De um vaso para outro, a justaposição dos temas
iconográficos
tecelagem, casamento, dança
revela em que consistem, aos olhos dos atenienses, os movimentos essenciais
da atividade feminina, e confere ao tecido um valor simbólico que ultrapassa o caráter anedótico destas imagens
(LISSARRAGUE: 1993, p. 252).