eventos captados pelo C&VB, através de visitas à Região, à sede do C&VB e ao seu stand em
evento na sede, semi-estruturada com o executivo de Captação de Eventos do C&VB e
banners, materiais de divulgação, Guia Profissional de Eventos (show case), shell folder do
C&VB, entre outros.
Quadro 4.4 – Resumo das Análises dos Resultados
Identificar os aspectos que impactam na captação de eventos:
Positivos: a sede possui atrativos turísticos; infra-estrutura apropriada para
pequenos e médios eventos técnicos e científicos; uma rede de mantenedores
idôneos e politicamente corretos; e marca sedimentada no mercado.
Negativos: a sede não possui infra-estrutura adequada para eventos técnicos e
científicos de grande porte; não possuir aeroporto na Região; os preços praticados
na sede são considerados elevados; a captação está condicionada ao desejo do
cliente (promotor do evento); e falta clareza na definição das funções de algumas
empresas do trade turístico da sede pode ocasionar eventuais esforços múltiplos.
Identificar as forças de competição que atuam no ambiente do C&VB,
conforme PORTER:
Clientes: promotores de eventos – possuem o poder de forçar os preços para baixo;
Fornecedores: principalmente os mantenedores do C&VB – apenas as
organizadoras de eventos são detentoras de forte poder de barganha;
Substitutos: a videoconferência – por ora, não oferece ameaça ao C&VB, pois o
seu foco são os congressos;
Novos entrantes: a possibilidade da Secretaria Municipal de Gramado vir a captar
eventos através da criação da Gramatur e a ocorrência de congressos em navios.
Rivalidade entre os concorrentes: Porto Alegre e Bento Gonçalves, no Estado e
Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) no País – a intensidade da rivalidade é
deflagrada no momento da captação, de forma ética.
Identificar os objetivos específicos do C&VB e analisar criticamente sua
conexão com as forças de competição:
Seu único objetivo específico claro e definido é o cumprimento da meta anual de
captação de eventos – o crescimento de 40%, em 2008. Já, os objetivos específicos
do desenvolvimento de ações de capacitação, qualificação e preservação sócio-
ambiental, mencionados pelo entrevistado, não puderam ser analisados, pois não
foram apresentados os dados resultantes destas ações.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar como são mensurados os resultados decorrentes da captação dos
eventos: O C&VB não possui um sistema de indicadores. O resultado da captação
de eventos é aferido a partir do histórico de desempenho anual, que apresenta um
crescimento de 40%, em relação aos últimos dois anos.
OBJETIVO
GERAL
Descrever e analisar as estratégias desenvolvidas pelo Gramado, Canela e
Região das Hortênsias C&VB para a obtenção de vantagens competitivas na
captação de eventos: O planejamento das estratégias é realizado pelo executivo de
captação de eventos tendo como ponto central a identificação do perfil do cliente
alvo (entidade promotora), através de pesquisas na internet e outras mídias, do
conhecimento setorial de atuação da entidade, eventos já realizados pela entidade
(independente da sede), e principalmente, o know how do C&VB. As estratégias são
baseadas na valorização dos pontos fortes da sede, que a diferenciam da
concorrência.
QUESTÃO DA
PESQUISA
Como o Gramado, Canela e Região das Hortência C&VB desenvolve suas
estratégias para a obtenção de vantagens competitivas na captação de eventos?
Através do planejamento de estratégias pontuais, que exploram os atributos
peculiares da sede, como os atrativos turísticos naturais (clima e paisagens
européias) e culturais (glamour, requinte e sofisticação); excelência no
atendimento; análise criteriosa da rede de fornecedores; infra-estrutura de padrão
internacional; imagem da marca e o marketing de relacionamento para a obtenção
de vantagem competitiva pela diferenciação.
Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados coletados.