epistemológico, ético, econômico, social e histórico. A esse respeito, a autora assim se
expressa:
Epistemológico por tratar, necessariamente, de assuntos concernentes ao
conhecimento, quer seja do ponto de vista da sua construção, quer seja daquele da
sua produção no âmbito do pedagógico, envolvendo tanto o ensino, quanto a
aprendizagem. Ético ao ter como fim a educação de outros, o que envolve aspectos
da escolha pelo outro e respectiva responsabilidade, bem como aspectos relativos à
interferência na história da sociedade em que o trabalho educador é realizado.
Social e histórico na medida em que da formação do professor fazem parte
constitutiva a estrutura e funcionamento da sociedade e toda a história que, por
meio da tradição carrega o etos de um povo, seus anseios e valores. Econômico,
pois em uma visão mais pragmática, a qualidade da formação do professor reflete
na formação do cidadão socialmente ativo no âmbito do mundo político e do
trabalho (BICUDO, 2003, p. 11).
Diante de tão grande importância, questionamos como vem acontecendo a formação
de professores diante de tantos desafios que eles têm que enfrentar? Como e onde discutir e
aprofundar o tema? A quem interessa essa discussão?
A esse respeito, Bicudo (2003, p. 10) afirma que
são desenvolvidas linhas de pesquisa nas universidades e centros de pós-graduação
e investigação, são organizados e promovidos encontros científicos nacionais e
internacionais, são publicados inúmeros livros, artigos, são divulgados produtos de
estudos que visam ao ensino, oferecendo recursos didáticos que o auxiliem (...). O
tema destaca-se e ganha importância entre os pesquisadores, tanto daqueles da área
pedagógica, como daqueles que trabalham na área de conteúdos específicos de
ensino.
Essa discussã o acerca da formação de professores nos remete à análise do papel que é
reservado a este profissional e vem sendo amplamente debatido na literatura atual. Quem é
esse professor, que espaço lhe é reservado pela sociedade e o que ela espera deste profissional,
são questões postas.
O professor é um ser humano e como tal, é um ser prático, ativo, social e histórico,
tendo diante de si a responsabilidade e o compromisso de optar, decidir, escolher entre as
várias trajetórias que pode percorrer, tendo em vista o que julga mais conveniente para si
mesmo e para os outros. Conforme nos alerta Luckesi (1995, p. 113),
o ser humano se construiu dentro de uma sociedade concreta e, por isso, sofre as
suas interferências. A personalidade humana é contraditória como contraditória é a
sociedade. Possui a dimensão ativa, criadora, renovadora, assim como a dimensão