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As imagens na publicidade estabelecem uma relação de complementaridade com o
texto, impedindo que o receptor da mensagem faça uma leitura da peça publicitária além
das intenções propostas pelo anunciante. Como afirma Barthes (1982),
Em publicidade, a significação da imagem é, certamente, intencional: são certos
atributos do produto que formam a priori os significados da mensagem
publicitária, e estes significados devem ser transmitidos tão claramente quanto
possível; se a imagem contém signos, teremos certeza que, em publicidade, esses
signos são plenos, formados com vistas a uma melhor leitura: a mensagem
publicitária é franca, ou pelo menos, enfática. (BARTHES, 1982, p. 28)
Nessa relação texto-imagem, o texto trabalha – de acordo com a intenção de seu
emissor – com uma das funções da linguagem. Essa função é classificada em diversas
categorias por Carvalho (2000). São elas: expressiva, diretiva, informacional,
metalingüística, contextual, poética ou apelativa. A apelativa é, no caso, a função na qual
se enquadram os textos publicitários. Esse tipo de linguagem objetiva chamar a atenção de
seu receptor, buscando convencê-lo a agir, exige do leitor algum comportamento em
resposta à mensagem. Nesses textos, observa-se com freqüência o uso de frases
imperativas, pronomes pessoais e possessivos que estimulam o consumidor potencial à
ação.
Na esfera das imagens, Barthes (1982), ao analisar peça publicitária das massas
Panzani, afirma o seguinte:
A fotografia analisada propõe-nos, então, três mensagens: uma mensagem
lingüística, uma mensagem icônica codificada e uma mensagem icônica não
codificada. A mensagem lingüística distingue-se facilmente das duas outras, mas
tendo a mesma substância (icônica), até que ponto é lícito separá-las? É verdade
que a distinção entre as duas mensagens icônicas não se faz espontaneamente ao
nível da leitura corrente. (BARTHES, 1982, p. 32-33)
Para ilustrar as falas dos autores, será feita uma análise de algumas peças
publicitárias, na tentativa de identificar essa estrutura da linguagem da publicidade. Na
peça publicitária apresentada na FIGURA1
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, temos um anúncio de revisão automotiva da
montadora General Motors. A peça apresenta o seguinte texto: “Na próxima vez, use peças
Genuínas GM”. A imagem apresenta uma textura em papel jornal, borrada de óleo para
motores de carro. A mancha de óleo ocupa uma grande área da peça, deixando legível
apenas a área de um box de texto no qual se encontra o texto publicitário.
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Extraído do website do Clube de Criação de São Paulo, link:
http://www.ccsp.com.br/anuarios/pop_pecas.php?id=3168